Fechar
Desperdício

A Fazenda 13: peões jogam escovas de dentes novas no lixo geram revolta

Participantes do reality show da Record já desperdiçaram pó de café e leite integral

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

Os participantes de “A Fazenda 13” deram show de mau exemplo na manhã desta terça-feira (12). Isso porque, enquanto Aline Mineiro e Rico Melquíades separavam o lixo produzido ao longo dos últimos dias no reality show da Record TV, escovas de dentes novas foram encontradas após poucas vezes de uso pelos participantes, o que gerou revolta na dupla de competidores do programa.

Victor Pecoraro, ator que estrelou a novela “As Aventuras de Poliana”, do SBT, presenciou o momento em que os colegas encontraram os produtos de higiene bucal descartados na lixo e não economizou nas críticas. “Nossa, jogaram tudo fora. Que ridículo a pessoa que tá fazendo isso, quero ver se na casa dela faz isso, não sai do bolso aí gasta mesmo”, disparou o galã, na área externa.

Aline pontuou sobre o estado dos produtos. “Tava tudo nova”, disse. Já Rico retirou várias escovas de uma sacola plástica e reclamou que teve que escovar os dentes usando o dedo, pois não encontrou uma escova no banheiro principal da sede de “A Fazenda 13”. A produção do programa costuma repor alimentos, produtos de limpeza e higiene em um intervalo de até sete dias.

As câmeras do pay-per-view, disponíveis no PlayPlus, não flagraram os responsáveis pelo desperdício das escovas. Nas redes sociais, o público reprovou os participantes do reality show da Record e sugeriram punições. “Só eu acho que quem desperdiça comida e outras coisas deveria tomar punição sozinha? Tipo, na festa por exemplo, quem faz isso deveria ficar de fora! É um absurdo o que estão desperdiçando, com tanta gente sem nada nesse mundo!!!!”, exclamou Lene, por exemplo.

Continua após a publicidade

De acordo com a Colgate, uma das principais fabricantes de produtos de higiene bucal do Brasil, é recomendado que seja feita a troca da escova a cada três meses. Em “A Fazenda 13”, as celebridades estão confinadas há menos de 30 dias, o que caracteriza o mau exemplo e o desperdício do item básico.

Segundo informações publicadas no site da marca, estudos alertam que após o terceiro mês de uso, as escovas não cumprem a função de remoção da placa e gengivas, pois as cerdas se deformam e perdem a eficiência para limpar as áreas restritas dos dentes. Especialistas também destacam exceção para o descarte da escova em menos de três meses apenas para pessoas que ficaram resfriadas ou tiveram infecção na boca ou dor de garganta — os fungos e bactérias característicos dessas doenças podem se alojar e até se desenvolver nos fios e na base das escovas.

O EM OFF entrou em contato com o Ministério da Saúde e solicitou dados recentes que mostram o acesso da população brasileira a escovas de dentes. A pasta respondeu para reportagem que nesta quarta-feira (12) deve enviar dados novos que foram solicitados. No entanto, um levantamento divulgado em março de 2009, correspondente a 2008, mostra que 58% dos brasileiros não tinha acesso ao item básico.

Em tempo, durante uma discussão generalizada na madrugada da última sexta-feira (8), Rico Melquiades se revoltou e jogou pó de café no chão. Além do desperdício provocado pelo digital influencer em “A Fazenda 13”, Victor Pecoraro derramou uma garrafa de leite na cabeça do rival. A Record não comentou sobre o desperdício de alimentos e produtos de higiene e limpeza.