Fechar
A Fazenda 13

Psicóloga diz que comportamento de Rico está relacionado ao pai

O humorista Rico Melquiades revelou detalhes sobre o pai; especialista analisa comportamento

Augusto ViannaRepórter do EM OFF

O influencer Rico Melquiades tem dado o que falar na atual edição de A Fazenda, exibida pela Record TV, protagonizando várias discussões com os colegas de confinamento. O humorista revelou em conversa com Gui Araújo nesta segunda-feira (11) que o pai foi assassinado. “Mataram meu pai há quatro anos em Maceió”, disse. Ele ainda afirmou que o pai batia na mãe dele. Mas será que o comportamento que ele tem com os confinados pode ter a ver com o passado?

“Ele chegava em casa, batia na minha mãe, desligava a energia para gente ficar no escuro quando chegava bêbado, aumentava o som para gente não dormir”, disse Rico ao ex-de Anitta. Não é a primeira vez que o influenciador comenta sobre o pai e a relação que teve com ele. Em vídeo nas redes sociais, no dia das mães do ano passado, ele revelou com mais detalhes sobre como era a convivência com o pai.

Ele disse do amor que sente pelas mulheres: “Eu amo as mulheres. Eu sou tão fã de vocês, mulheres, que eu queria ser uma”. Logo em seguida, ele começa a contar sobre a história com o pai. “A minha mãe já sofreu muito nas mãos do meu pai. Ele chegava a por água na parte do colchão onde minha mãe dormia, por causa disso ela não podia dormir. Eu acompanhei todo o sofrimento dela e não quero que nenhuma mulher passe pelo que a minha mãe passou”, lembrou ele. 

Rico faz questão de mostrar o quanto é próximo da mãe dentro do reality rural. Sempre que lembra, tira as fotos da matriarca das caixas e exibe para os demais participantes. Rico Melquiades, na última sexta-feira (8), chorou com Aline Mineiro e Dayane Mello ao lembrar da mãe. O EM OFF conversou com a psicóloga Aline Saramago para entender se a atitude que ele apresentou com os outros pode estar relacionada com as ações do pai em relação à mãe dele. 

Continua após a publicidade

“O comportamento do Rico pode estar relacionado ao comportamento paterno. O que ocorre é que a criança vai introjetando comportamentos, pensamentos e emoções. Ou seja, formas de agir, de pensar e de sentir, dos seus cuidadores. Isso é tudo aprendido. Então, inconscientemente, às vezes, a gente repete padrões familiares. Por isso, a terapia ajuda nesta consciência que é o primeiro ponto para mudança e a atualização de novas atitudes e formas de ser e agir no mundo”, diz ela. 

E agora, há possibilidade de mudanças? Aline responde: “É possível mudar os padrões comportamentais, a partir da análise que é a psicoterapia. As pessoas muitas vezes agem de forma agressiva por conta de padrões internalizados de forma inconsciente, mas ao mesmo tempo isso significa uma falta de habilidade socioemocional. Tudo isso pode ser melhorado com a terapia e treinamento em habilidades socioemocionais“.

Por exemplo, o comportamento agressivo ou passivo que é engolir ‘sapos’, podem ser substituídos por comportamento assertivo que é ela se firmar como pessoa. E não necessariamente precisar mais gritar e agir impulsivamente”, finaliza a psicóloga. Rico Melquiades já brigou com todos os colegas de reality desde que foi confinado em setembro. Sendo o fazendeiro da semana, ele tem causado muitas brigas ao delegar funções aos peões. O rapaz, de 23 anos, briga quase todos os dias com MC Gui. “Faz a tarefa calado. Obedece o fazendeiro”, soltou ele para o funkeiro.