Fechar
POLÊMICA

Adm de Juliette teria recebido R$ 250 mil para criar fake news contra político, diz jornal

Huayna Tejo foi acusado de criar para José Serra (PSDB) uma página contendo fake news contra Fernando Haddad (PT)

Danilo ReenlsoberRepórter do EM OFF

O responsável por comandar a equipe de toma conta das redes sociais de Juliette Freire, participante do BBB21 que já alcançou 20 milhões de seguidores, já foi acusado de criar fake news contra Fernando Haddad em 2012, durante a campanha eleitoral pela prefeitura de São Paulo. A informação é do jornal Extra.

De acordo com a publicação, o paraibano Huayna Tejo, que coordena a equipe de 20 pessoas que trabalha prol da sister, foi acusado de criar para José Serra (PSDB) uma página contendo fake news contra o petista por meio de sua empresa, a Soda Virtual.

A empresa de Tejo teria recebido R$ 250 mil da campanha de Serra para prestar serviços de “criação e inclusão de páginas na internet”, segundo mostrou as prestações de contas parciais do tucano na época.

No site criado em nome de Fernando Haddad, havia uma série de propostas falsas atribuídas ao candidato petista, entre elas a construção de 50 escolas de lata e o aumento no IPTU de São Paulo. A página se assemelhava muito à linguagem utilizada por Haddad no seu material de campanha.

Para o juiz Henrique Harris Júnior, da 1.ª Zona Eleitoral `de SP, as mensagens eram “passíveis de enquadramento, em tese, como ofensivas e sabidamente inverídicas“, disse, na época. Ao ser denunciada ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), a página foi tirada do ar.

Na queba do sigilo do IP, o endereço encontrado de onde saiu o conteúdo foi a mesma da agência de Tejo, em João Pessoa. A conexão de internet usada para criar o site também estava em nome de Huayna Batista Tejo. Deborah Vidjinsky, esposa do paraibano, é ex-sócia de Juliette Freire num estúdio de maquiagem na capital paraibana.

Tem alguma foto? print? vídeo? ou áudio de alguma fofoca? envie um e-mail para contato@portalemoff.com.br sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo