Fechar
POLÊMICA

BBB22: Arthur Aguiar é acusado de ser abusivo e manipulador com Laís

Internautas repercutiram as atitudes de Arthur Aguiar com Laís Caldas na última noite

Hanna HaikaRepórter do EM OFF

Arthur Aguiar é o nome mais comentado das últimas horas nas redes sociais. Depois do “Jogo da Discórdia”, que ocorreu na última noite de segunda-feira (21), o ator foi seriamente acusado por internautas e famosos de cometer o famoso “Gaslighting”. A hashtag com o termo ficou entre os cinco assuntos mais comentados no país da última noite até esta manhã de terça-feira.

Gaslighting” é um termo da língua inglesa que pode ser traduzida livremente como “Manipulação”. O uso dela se dá quando o homem faz uma mulher duvidar da própria sanidade, memória ou percepção, fazendo que ela pense não estar com a razão num diálogo, justamente quando ela tem certeza absoluta.

Os internautas repercutiram as atitudes de Arthur Aguiar com Laís Caldas na última noite. Segundo os usuários, durante a dinâmica de ontem, o ator interrompia a médica a todo momento, dizendo que ela estava tirando palavras do contexto e a impedindo de completar um raciocínio. “Laís foi vítima de gaslighting ao vivo e a cores. Vocês podem odiar ela ou taxar ela como a pior do BBB22, mas por favor não tapem os olhos diante disso”, comentou uma usuária.

“Perturbadoras as falas do Arthur. Gaslighting total. Manterrupting. Que gatilho horroroso”, publicou a ex-BBB Ana Paula Renault. “Arthur é claramente o mais arrogante. Com a Laís, cumpriu todos os pontos para ser o protótipo do machista: desvaloriza a mulher, diz que inventa, interrompe, diz que é emocional, faz gaslighting e mansplaining. O Gustavo deu o golpe final”, escreveu o cantor Leoni.

Continua após a publicidade

O incômodo com as falas do ex-Rebelde não foram somente do lado de fora da casa. Lina também ficou incomodada com a forma que Arthur tratou Laís no ao vivo: “Senti que a Laís ficou insegura em relação quando o Arthur puxa… O Arthur já tá conseguindo fazer esse lugar. Foi muito bom falar desse lugar que incomoda, porque incomoda a mim quando ele fica falando dessas coisas em relação à ela, porque eu acho isso muito chato!”, afirmou a cantora.

E continuou com o descontentamento: “Primeiro parece que tá tirando ela de louca, no sentido de: ‘Ah, porque você é descontrolada, quando você chega no ao vivo você se transforma’. Igual ele trouxe da outra vez falando: ‘Porque você fala comigo de um jeito que chora antes e depois vem e se transforma no ao vivo’. Acho que isso não é legal! Ele fala que ela fica criando coisas, não acho legal!”, acrescentou.

Jessilane também foi uma mulher da casa que comentou que se sente incomodada pela forma que Arthur Aguiar afirma que os outros tiram frases de contextos contra ele: “Eu interpreto como eu quero. Ele falou para mim que eu tirei uma frase e usei isso contra ele. Mas foi aquela frase que me afetou de alguma forma”, disse.

A professora continuou. “Ele sempre traz essas justificativas […] Isso me deixa chateada, principalmente nessas perspectivas de achar que a verdade é absoluta, que a gente não pode falar o que a gente pensa, tirar uma frase que a gente interpretou e usar isso do que a gente acha. Isso me deixa chateada!”, comentou a educadora. 

Jessilane ainda observou momentos em que ela e outros são interrompidos e acabam tendo o raciocínio quebrado: “Na hora que vai tentar responder, a pessoa acaba impedindo a outra de responder e aí… No caso da Laís, eu não sinto que ela abaixa, eu sinto que ela muitas vezes não consegue concluir o raciocínio porque ela tá sendo interrompida! Isso desconstrói o que ela vinha falando… Isso acontece quando você interrompe a pessoa e aí ela volta a falar e vira uma coisa muito maior”, finalizou.