Fechar
Polêmica

Conselho Regional de Nutricionistas notifica Laís após ‘prescrição’ de dieta no ‘BBB22’

Órgão acusa médica dermatologista de querer prescrever dieta para Bárbara Heck

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

O Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região, que representa os estados AL, PB, PE e RN, notificou judicialmente a médica Laís Caldas, participante do “BBB22“, por afirmar que pode “prescrever” uma dieta para Bárbara Heck após notar a alimentação inadequada da colega de confinamento. “Se quiser, eu posso prescrever sim”, teria dito a profissional da medicina.

Nesta quarta-feira (2), a equipe que representa a participante do reality show da Globo foi formalmente notificada sobre a ação movida. Em comunicado, o órgão afirmou que repudia a declaração da especialista em dermatologia, de 30 anos, e ressaltou que sua atitude no programa de maior audiência da TV brasileira “é uma fata de respeito com todos os nutricionistas”.

“A fala infeliz e arbitrária da médica dermatologia Dra. Laís Caldas, participante do BBB22, demonstrando uma completa falta de respeito com todos os nutricionistas e da sociedade. Em conversa com outros participantes sobre a alimentação de uma companheira de confinamento, que apresenta uma sintomatologia condizente com início de transtornos alimentares, a dermatologista afirmou que ‘se quiser, eu posso prescrever sim'”.

“Reiteramos que a Lei Federal N°8.234/91 normatiza que a prescrição dietética é uma atividade privativa do nutricionista. Inclusive, com parecer julgado e mantido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Alimentação é assunto sério e prescrição dietética só com nutricionista!”, disparou o CRN-6, que solicita uma retração pública por parte da equipe de Laís Caldas em suas redes sociais.

Continua após a publicidade

“O @crn6_nutri está trabalhando para notificar a médica e o programa solicitando uma retratação e a explicação para a sociedade. Inclusive, com medidas legais cabíveis”, finaliza a nota. O órgão que representa os nutricionistas afirmou que tentou contato com os representantes da participantes do “BBB22”, mas foi ignorado. A ação então foi movida e a cobrança feita publicamente.

“A equipe da Laís Caldas fez vista grossa para o pedido do @crn6_nutri para retratação sobre a fala de que médicos como ela – dermatologistas – podem fazer prescrição dietética. Por 3 vezes tentamos contato e não fomos atendidos. Precisamos mobilizar nutricionistas, estudantes e demais profissionais de saúde numa intensa luta pela valorização dos nutricionistas”.

O EM OFF apurou que uma campanha foi feita para mobilizar estudantes de Nutrição e nutricionistas com o objetivo de alertar a Globo sobre as declarações de Laís Caldas. A ideia é fazer com que a emissora esclareça a falha para a médica e a oriente a se retratar em rede nacional ou no Raio X, uma espécie de diário sobre a convivência no “BBB22”. A equipe da sister e o canal ainda não se pronunciaram.

Tags Relacionadas: