Fechar
Um dia de cada vez

Ana Beatriz Nogueira vence o câncer e dribla complicações pós-cirurgia

Três meses após a cirurgia, atriz detalha o passo a passo dessa luta

Cíntia LimaColunista do EM OFF

Há 3 meses a talentosa e bela atriz Ana Beatriz Nogueira, passou por uma cirurgia para retirada de um tumor maligno. Atriz vence o câncer e dribla complicações pós-cirurgia.

Em entrevista à coluna de Patrícia Kogut no Globo, a atriz está radiante, confiante, feliz e ansiosa para sua volta as novelas. Sobre a vitória contra o câncer a atriz detalha o processo doloroso ao diagnosticar essa doença. Primeiro, quando se descobre um tumor, espera para saber o que é, faz punção… Eles tiram um pedaço para a biópsia. A espera é uma loucura. E a imaginação vai embora. Aí chega o resultado dizendo que é maligno. Cai o mundo, o chão se abre. “Meu Deus, caramba, não acredito”. Depois que você sabe se é maligno, tem que saber se há metástase. Vai fazer o pet scan. Esse caminho é muito duro, e você fica pensando demais. Quando não deu metástase, saí felicíssima. Então, me falaram: “É cirúrgico, vamos tirar tudo, vai dar certo”.

A cirurgia foi um sucesso e os médicos tiraram um pedaço do órgão (pulmão), todo o lóbulo inferior esquerdo. O tumor era pequeno, estava encapsulado e não tinha metástase. “Os médicos falam que estou curada, mas, no caso de câncer, tem aquela história dos cinco anos. Tem que fazer exames de três em três meses no começo, depois vai espaçando. O tratamento é ficar de olho nisso e só. Não sinto nada. Quando faço exercício de tronco, mexo diretamente na região operada e, por isso, sinto dor depois. É muito recente. Tem um tempo para o corpo se ajambrar. Mas tudo isso é nada perto de tirar um tumor e dizer tchau, sem nem fazer quimio e radioterapia. O que importa é que estou perfeitamente saudável e apta para trabalhar, até segunda ordem. Lá vou eu”.

A experiência vivida por Ana Beatriz Nogueira e principalmente a vitória contra o câncer, trás uma atmosfera de otimismo imprescindível para seguir a vida. Segundo a atriz, é preciso viver um dia de cada vez aliás, Ana Beatriz já vivi assim há muito tempo. Eu vivo com esclerose múltipla (doença inflamatória que atinge o cérebro, prejudicando a função neurológica básica) e não tive progressão significativa da doença desde o diagnóstico, em 2009. Há 12 anos eu trato e nunca mais tive nada”.

Continua após a publicidade

Forte, determinada e sempre com um sorriso no rosto, a atriz vem conseguindo driblar as complicações pós-cirurgia. “Fiz bastante fisioterapia pulmonar assim que saí da cirurgia, já desde o hospital. E eu ainda demorei um pouquinho lá porque peguei uma infecção hospitalar bacteriana. E aí deu pneumonia bacteriana. O órgão estava exposto, você fica com dreno na UTI. Acabei tomando muita cortisona por causa da infecção. Agora estou fazendo bastante drenagem, porque, meu pai do céu, você incha de um jeito diferente. Fica com cara de lua cheia. Mas, dentre todas essas coisas, eu penso: “Ok, está tudo ótimo”. O problema foi resolvido”.

Diante dessas adversidades e desafios da vida, Ana Beatriz Nogueira segue firme, animada, empolgada e determinada a valorizar cada dia, cada momento e cada trabalho em sua vida. Aliás a atriz está confirmada na novela “Todas as Flores” de João Emanuel Carneira para a Globoplay. As gravações começam em junho e na trama Ana Beatriz será Guiomar, casada com Fábio Assunção e mãe de Humberto Carrão. Sua participação será de 14 capítulos.