Luta

Cynthia Benini sobre André Gonçalves: “Luto pelos direitos da minha filha”

Jornalista abre o coração e relata como é criar sua filha Valentina sozinha e lutar pelo direito de outras mulheres na mesma situação

Cíntia Lima
Colunista do EM OFF

O ator André Gonçalves chegou a passar uma noite na delegacia e deixou o local com uma tornozeleira eletrônica, em virtude de uma dívida de mais de R$ 350 mil reais de pensão alimentícia. Diante da prisão do ator, Cynthia Benini declarou: “Eu luto pelos direitos da minha filha”.

Cynthia Benini e André Gonçalves se separaram em 2007 e desde então, Valentina (19), filha do casal não recebe a pensão alimentícia. Essa disputa judicial envolve os valores acumulados desde essa época e os advogados do ator alegam que ele não tem condições de pagar o montante.

Em entrevista para a Universa, Cynthia declarou: “Eu luto pelos direitos da minha filha e indiretamente, dada a exposição pública do caso, pelos direitos de muitas outras mulheres e crianças que vivem o tormento da dificuldade financeira e emocional”.

Cynthia também lembra de sua trajetória, educando e criando a filha sozinha. A jornalista tem boa relação com as outras ex-mulheres e mães dos filhos de André, e desabafa sobre o abandono paterno: “Filhos não devem ser abandonados, mesmo diante de qualquer dificuldade. Se é crime, abandonar animais, imaginem crianças”.

A jornalista também conta que os atrasos com a pensão alimentícia, vem desde a época que o ator era contratado da Globo. Cynthia precisou entrar com pedido para desconto em folha de pagamento, e que o juiz acatou. Quando André Gonçalves foi demitido da Globo, em 2017, os atrasos e o não pagamento da pensão voltaram a acontecer. A mãe de Valentina também relata que por algumas vezes, tentou resolver a situação e renegociar o valor, mas os acordos nunca eram cumpridos.

Além de Valentina, André também responde por um outro processo por não pagamento de pensão. É o caso de Manuela, 23 anos, sua filha com a atriz Tereza Seiblitz, e o valor é de R$ 100 mil reais. André Gonçalves também é pai de Pedro Arthur, fruto de seu relacionamento de Myriam Rios.

Cynthia tem uma visão muito clara da situação. “Na minha opinião, uma boa negociação deveria ter ocorrido quando ele recebeu a rescisão contratual da TV Globo, com quitação das pendências de todos os filhos, por intermédio de depósitos em poupança, ou algo do tipo. Não precisava ser do seu dinheiro todo, mas uma parte dele. Acredito que ele deveria ter chamado as mães para conversar, explicar que não saberia como seria dali para frente e pensando no futuro deles, estaria se prevenindo. Todas aceitariam”.

Cynthia Benini saiu efetivamente da TV em 2017 e por não conseguir recolocação no mercado, precisou vender um imóvel e contar com a ajuda da família na criação de Valentina, já que André se negou a estabelecer guarda compartilhada em 2016.

Valentina tem 19 anos e trabalha de segunda a domingo para ter o seu próprio dinheiro. Ela sofre com essa situação e vive entre a emoção e a razão.

Sobre André estar usando tornozeleira eletrônica, Cynthia declara: “O André está de tornozeleira eletrônica em casa. Poderia estar como tantos outros no presídio por 30 dias. Temos que parar de cultuar o sofrimento das mulheres, como se fossem vencedoras na vida, heroínas. A balança tem que estar equilibrada. A guarda e proteção dos filhos comuns é dever dos genitores e responsáveis legais”.

Veja: