ExclusivoPai de Viih Tube processa página de fofoca por danos morais; entenda

Fabiano Morais, pai de Viih Tube sentiu-se lesado após publicação de "meme"

Cíntia Lima
Colunista do EM OFF

O pai da influencer Viih Tube que ficou mais conhecida ao participar do BBB21, está processando uma página de fofoca muito famosa e o motivo é diretamente relacionado com uma prática usada pela filha, quando estava dentro do reality e se tornou meme. 

Fabiano Macedo Morais Pinto, pai de Viih Tube está processando por danos morais a página de Instagram “Nazaré Amarga” (nome fantasia), seu proprietário e a agência que administra o perfil. 

O Autor é empresário nas áreas de publicidade e marketing e tem um grande reconhecimento nas redes sociais. Fabiano é pai da digital influencer e ex-BBB 21 “Viih Tube”. Vitória Moraes é uma das brasileiras com mais seguidores nas redes sociais, a contar pelo Instagram, que possui mais de 23 milhões de seguidores. 

Em consequência ao sucesso de sua filha, Fabiano também possui muitos seguidores em suas redes sociais. Viih Tube é uma garota muito espontânea e alguma de suas falas tornaram-se “bordões” dentro do Big Brother Brasil, por exemplo, ao chamar os participantes mais próximos de “pai”. Também, sempre os comparava com o próprio pai, ora Autor. Note-se que na própria biografia do Instagram do Autor consta descrito “o verdadeiro Pai da Viih Tube do BBB 21.

No BBB22 Arthur Aguiar foi o grande nome. Segundo consta nos autos, a página em questão publicou no dia 09.02.2022.

“A essa hora, Viih Tube já tava assim pro Arthur: ‘Sabia que você lembra muito meu pai? Ele também traiu minha mãe várias vezes’”.

Vale salientar que o perfil “Nazaré Amarga” possui 9,1 milhões de seguidores no Instagram. A “piada” realizada e publicada, faz menção diretamente ao Autor, referindo-se que o mesmo traiu a ex-esposa, mãe de Viih Tube, várias vezes, ao compará-lo com o participante Arthur Aguiar. 

Fabiano (autor) ficou constrangido e além de falar sobre sua honra e difamá-lo, envolvia algo relacionado com sua ex-esposa (mãe da sua filha) e nos comentários da publicação escreveu:

“Eiiii eu respeito seu trabalho @nazareamarga e até acho engraçado seu conteúdo ok? Mas isso não te dá o direito de vir aqui afirmar que trai minha ex-mulher!! Você pode provar? Liberdade de expressão tem limites, e não vou admitir e muito menos aceitar que venham falar, acusar e afirmar algo sobre minha vida pessoal! Só porque minha filha é uma pessoa pública não te dá o direito de vir aqui acusar e afirmar! Vamos tentar manter a seriedade nas postagens, isso causa um dano moral irreparável em qualquer cidadão! E se minha filha não fosse uma pessoa pública, você postaria isso? Aguardo sua retratação e minha advogada procurará sua assessoria”.

Além disto, o Fabiano recebeu diversas mensagens de pessoas conhecidas e não conhecidas em suas redes sociais, dizendo que o perfil da Nazaré Amarga havia publicado um “meme” envolvendo o Autor e questionando se tal fato era verdade. O que constrangeu ainda mais o Autor, que solicitou ao Primeiro Réu e Segunda Ré que retirassem a publicação, excluindo-a das redes sociais. O pedido e a reclamação não surtiram efeito. 

No processo consta que está sendo ferido o Direito de Personalidade do Autor, que ferem sua honra com calúnia, injúria e difamação. A existência do dano moral no presente caso é inegável. O Autor foi literalmente exposto, difamado e teve sua honra lesada ao dizer que traiu sua ex-esposa.

O processo pede que a publicação seja excluída das redes sociais e o valor por danos morais é de R$ 30 mil.

Veja publicação: