Fechar
Inspiração

Pantanal: Transformação de Maria Bruaca inspira as mulheres

Atriz Isabel Teixeira classifica “Maria Bruaca” como uma verdadeira obra de arte da teledramaturgia

Cíntia LimaColunista do EM OFF

O poder da mudança, da transformação, a capacidade de se redescobrir, se erguer, se amar e se respeitar. A personagem Maria Bruaca é uma inspiração para muitas mulheres que vivem relações abusivas e não conseguem se enxergar.

Isabel Teixeira é uma grande atriz de teatro, TV e cinema, filha do cantor Renato Teixeira e irmã do ator Chico Teixeira, ambos também atuam em Pantanal. Na novela, Isabel vive a personagem que está encantando o público que enxerga neste papel a virada de chave necessária quando não se é tratada do jeito que merece e para pessoas que não sabem se priorizar.

Isabel está muito feliz com a personagem e Maria Bruaca está vivendo um dos pontos altos da trama. A descoberta da traição de Tenório (Murilo Benício), o primeiro beijo com Alcides (Juliano Cazarré), a beleza por trás do avental, do cabelo sempre preso e da submissão.

Em entrevista ao “Extra”, Isabel Teixeira declara: “Ela sempre viveu em relação ao marido, à filha, à casa… E isso é lindo, cuidar é amor. Agora, Maria Bruaca vai passar a viver por ela também. E isso é diferente, porque, antes do outro, vem uma pergunta: “Isso é bom para mim?”. Se a gente pensar na nossa própria vida, quantas vezes deixamos de nos perguntar se aquilo que fazemos é bom para nós?”

A transformação será lenta e gradativa, um batonzinho, o cabelo solto, o vestido e principalmente a atitude.

Sobre Maria Bruaca, Isabel define: “Essa personagem, em especial, é uma obra de arte. Diz muito para nós. Não é assim: vira uma chave e ela já mete um chifre no marido, se torna uma mulher empoderada. Maria Bruaca vai tombando para acertar os passos, apanhando de si mesma. Não sabe o que fazer com o ódio que sente, e, principalmente, com o resquício de amor por Tenório. A chave não vira, o que acontece é um processo lento de cura.”

Maria Bruaca reserva grandes cenas em Pantanal e o público torce muito para sua felicidade. A inspiração pode ajudar muitas mulheres que vivem relacionamentos tóxicos, onde a baixa autoestima prevalece e falta coragem para uma mudança. Esse empoderamento é determinante e pode acontecer de várias maneiras, o importante é tomar o poder para si.