Polêmica

Zoe Martinez tem fala racista sobre Neguinho da Beija-Flor: “Na escuridão só vê a gengiva”

Em debate sobre falas racistas, Zoe Martinez, apresentadora da Jovem Pan causa polêmica

Cíntia Lima
Colunista do EM OFF

Durante o Morning Show, programa matutino da Joven Pan, Zoe Martinez, uma das participantes da atração, se referiu a Neguinho da Beija-Flor de uma forma polêmica e indigesta. Ao se referir ao grande sambista e uma das maiores personalidades da música, Zoe Martinez declarou: Na escuridão só vê a gengiva”. Zoe Martinez também questionou se o nome do sambista não seria um produto do racismo estrutural.

O assunto em questão era a resposta de Lewis Hamilton para Nelson Piquet, após o ex-piloto chamar o automobilista de “neguinho”. Hamilton rebateu com a frase “Mentalidades arcaicas tem de mudar. O debate era se isso foi racismo ou não. Em meio a discordância de opiniões, Zoe Martinez declarou que não achava esta fala racista e para corroborar com sua opinião acabou citando Neguinho da Beija-Flor. “Então o Neguinho da Beija-Flor também é racista. Ele é negro de uma forma que, na escuridão, você só vê a gengiva. E ele tem muito orgulho da cor da pele negra, O nome dele é Luis Antônio e é conhecido como Neguinho da Beija-Flor porque tem orgulho da sua raça, qual o problema”? E ela continua, “Quantos neguinhos gostam de ser chamados de neguinhos de forma carinhosa, qual o problema disso? Quem vê racismo nesse tipo de fala como na forma que o Piquet colocou é que o racismo está nele. Eles veem racismo em tudo, banalizam um assunto que é muito sério e atacam a imagem de outra pessoa”.

Esta coluna entrou em contato com Neguinho da Beija-Flor que até o momento não quis se pronunciar sobre o assunto.

Neguinho da Beija-Flor recebeu por 5 vezes os prêmios, Troféu Tamborim de Ouro e Estandarte de Ouro. Dono de uma voz potente e afinada, é uma das personalidades mais queridas e respeitadas do mundo do samba. Já lançou dezenas de músicas, DVD e acumula ao longo desses mais de 50 anos de carreira diversos outros prêmios e recebe continuamente diversas homenagens.

Vale esclarecer que a fala de Piquet chamando Hamilton de neguinho foi gravada há alguns meses, mas só viralizou agora.