Fechar

EXCLUSIVO Antônia Fontenelle é condenada em processo movido por Fábia Oliveira

Atriz e youtuber foi condenada pelos crimes de injúria e difamação contra a colunista do EM OFF

Erlan BastosColunista do EM OFF

A atriz e apresentadora Antônia Fontenelle foi condenada a um ano e cinco meses, em regime aberto, em uma ação movida contra ela pela colunista Fábia Oliveira. No ano passado, a viúva do ator e diretor global Marcos Paulo desferiu ofensas contra a a jornalista durante a realização de uma live no Instagram. Agora, a juíza responsável condenou a youtuber por crimes contra a honra.

A briga judicial entre Fábia Oliveira e Antônia Fontenelle começou em junho de 2020. Na época, os irmãos e influenciadores Felipe e Luccas Neto entraram com um processo contra a atriz na 7ª Vara Cível da Comarca do Rio de Janeiro. Antônia, na ocasião, pediu que a ação corresse em segredo de justiça, o que foi negado pelo juiz responsável pela causa.

Fábia, que na época assinava uma coluna no Jornal O Dia, noticiou que os irmãos Neto processaram a atriz. “Insta salientar que (…) o conteúdo das matérias jornalísticas, resta claro e cristalino que a querelante [Fábia] procedeu de forma absolutamente ética e (…) tomou todas as cautelas para evitar qualquer centelha de ‘sensacionalismo’, respeitando todos os personagens“, garantiu a juíza na sua decisão concedida neste fim de semana, a qual a coluna Erlan Bastos EM OFF teve acesso com exclusividade.

No dia 30 de junho de 2020, durante a realização de uma live, Antônia Fontenelle falou sobre as reportagens produzidas pela colunista do mundo das celebridades. Ela salientou, ainda, que Fábia e outros jornalistas estariam se unindo para “destruir reputações” na internet. “Ai eu pergunto: o nome disso não é formação de quadrilha?”, atacou a atriz e apresentadora durante sua fala.

Continua após a publicidade

Além disso, de acordo com a defesa de Fábia, Antônia iniciou uma série de insultos voltados diretamente à dignidade da colunista. As falas da atriz e apresentadora ocorreram em uma live no Instagram, na qual Antônia conversava com Felipeh Campos, repórter do programa “A Tarde é Sua”, apresentado por Sonia Abrão na RedeTV!. A atriz não negou as afirmações ditas no vídeo.

De acordo com o advogado Paulo Victor Lima Carlos, que defende a colunista Fábia Oliveira, a atriz e apresentadora Antônia Fontenelle foi enquadrada pelos crimes de injúria e difamação e condenada à pena de um ano e cinco meses, convertidos em trabalhos e serviços prestados à comunidade devido ao menor potencial ofensivo desse tipo de crime.

Segundo a juíza responsável, o crime de calúnia não foi observado, já que a utilização do termo “quadrilha” foi analisado no seu sentido metafórico. “A juíza entendeu que a gente usa essa expressão de forma costumeira, que é só uma forma de falar, e não que Antônia realmente acredite que houve uma formação de quadrilha no seu real significado“, disse Carlos.

Antônia Fontenelle deve ser comunicada da decisão em breve e pode entrar com um recurso. Ainda segundo o advogado Paulo Victor Lima Carlos, a atriz e youtuber assumiu as falas contra Fábia, mas ressaltou que não teve a intenção de ofender, que estava apenas exercendo seu direito à liberdade de expressão e que estava se defendendo. (Colaborou Danilo Reenlsober)