RECUPERAÇÃO

Após graves complicações da Covid, Luciano Szafir volta à TV

Luciano Szafir, que faz sua estreia na função de estreia na funnção apresentador, comemora retorno gradativo às atividades

Fábia Oliveira
Colunista do EM OFF

Depois de uma série de problemas de saúde causados pela Covid-19, Luciano Szafir, de 53 anos, está de volta à telinha, mas com uma nova função: a de apresentador. O pai de Sasha Meneghel comanda o Casa Szafir, programa de entrevistas na VTV, afiliada do SBT no interior.

O ator chegou a usar uma bolsa de colostomia e em meados de junho foi internado com um quadro de suboclusão intestinal. Em entrevista ao site Notícias da TV, Szafir falou sobre a volta ao trabalho.

“Sou uma pessoa superativa e falo que ter um trabalho me faz pensar menos [na enfermidade]. A recuperação é lenta, não adianta. Depois de tudo o que passei, não adianta achar que vou piscar os olhos e estar fazendo tudo o que fazia”, contou. 

Apesar de estar em processo de recuperação, Szafir possui um longo caminho de tratamento: “Ainda tenho uma cirurgia para fazer, sigo com alimentação restrita. A vantagem de ter um trabalho é que isso me faz pensar em outras coisas, me leva para frente e, quando vejo, o dia já foi”, disse.

Nos últimos meses, o ator testou positivo para Covid-19 quatro vezes. Em uma das ocasiões, foi internado em estado crítico. Os médicos chegaram a informar para os familiares do artista que ele tinha poucas chances de sobreviver. Sempre fui uma pessoa muito otimista, que lutou por tudo, principalmente pela vida enquanto estava acamado”, declarou. 

Luciano comentou sobre o novo desafio e revela que está se divertindo na função de apresentador. “Sempre estive do outro lado, era o entrevistado. Achei muito curioso, um grande desafio e estou me divertindo muito porque tive a sorte de ter entrevistados fantásticos. Temos um roteiro, mas vou escutando o que o convidado fala e, a partir daí, surgem novas questões. Faço da curiosidade de casa a minha, e vice-versa”, finaliza. 

Recentemente, Szafir teve alta hospitalar do Hospital Copa D’Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Na unidade, ele ficou internado por 28 dias após a cirurgia para retirada de uma bolsa de colostomia, realizada no dia 16 de maio.

Szafir precisou colocar a bolsa de colostomia devido às complicações causadas pela Covid-19. A colostomia é um método que se faz necessário para promover a ligação do intestino grosso diretamente à parede do abdômen, quando o órgão não pode ficar ligado ao ânus. A bolsa auxilia na saída e coleta das fezes pelo abdômen.

O pai de Sasha Meneghel ficou cerca de um mês internado, em junho do ano passado, e chegou a ser intubado devido à complicações causadas pelo novo coronavírus. Em julho, ele passou por algumas cirurgias, entre elas, para a colocação da bolsa de colostomia.

O procedimento foi necessário após o ator sofrer perfuração no intestino, devido ao uso de anticoagulantes para tratar uma embolia pulmonar, que foi uma das complicações causadas pela Covid-19.