Fechar
'nego'

BBB22: Fala racista de Arthur Aguiar repercute na internet

Ator usou a palavra ‘nego’ de forma pejorativa

Fábia Oliveira EM OFF
Fábia OliveiraColunista do EM OFF

Uma fala de Arthur Aguiar, considerada racista, vem dando o que falar nas redes sociais. Em conversa com os brothers na área externa do BBB22, o ator soltou um “Nego de vende por muito pouco” e acabou virando alvo de polêmica do lado de fora da casa mais vigiada do Brasil.

Mas como esta colunista não tem lugar de fala sobre o assunto, então deixamos a palavra com o influenciador Adalberto Neto, que explicou por que o termo usado por Arthur Aguiar é considerado racista.

“A palavra ‘nego’ é usada em um contexto negativo. Nesse caso poderia ser perfeitamente substituída por ‘povo’ ou ‘galera’. O povo se vende por muito pouco, ou a galera se vende por muito pouco. E por que ele não usou o termo ‘povo’ ou ‘galera’?”, disse o influenciador.

Ele também explicou que a palavra, quando usada em um contexto positivo, é vista como uma forma de carinho. “‘Ah, mas vocês se chamam de nego, nega, neguinho e neguinha’. Sim, dentro de um contexto positivo: ‘vem cá, meu nego’, ‘ô, minha neguinha, cê tá linda’. Agora, ‘nego é fogo’, ‘neguinho não presta’, ‘neguinho não vale nada’, ‘nego só vacila’, isso é racismo, sim. Tanto que nunca usam a palavra ‘branco’ com a intenção de povo ou galera”.

Continua após a publicidade

Tags Relacionadas: