TRETA

Compositora de ‘Cachorrinhas’ desabafa após single fazer sucesso na voz de Luísa Sonza

Elana Dara reclamou sobre a falta de valorização da indústria da música em relação aos compositores

Fábia Oliveira
Colunista do EM OFF

Elana Dara, uma das compositoras da música Cachorrinhas, recorreu às redes sociais para fazer um desabafo após o single fazer sucesso na voz de Luisa Sonza. Ela reclamou sobre a falta de valorização da indústria da música em relação aos compositores.

Através do Twitter, a jovem disse estar sendo injustiçada. “Quando eu tiver no topo, compositor vai ter voz pra ca**lho, vai ser valorizado como merece! Porque é muito injusto e frustrante você não levar crédito por uma ideia sua (crédito e justiça em porcentagem de composição também)”, disse a compositora. 

Em seguida, ela voltou a afirmar que não está sendo valorizada e ainda cita o mundo sertanejo, que segundo a jovem, é mais unido. “Quem sabia valorizar de verdade essa parte embrionária de uma música era Marília Mendonça. Por isso que o sertanejo está sempre em alta, a galera pega na mão e se ajuda o tempo todo e eu não ‘ajudei’ ninguém a fazer, não. A ideia é minha e ninguém tava dando moral antes de ver o negócio pronto”, continuou.

A artista chegou a cogitar a hipótese de impedir que a música fosse lançada, mas acabou não levando a ideia adiante. “E eu só não travei o lançamento da música, porque fui muito parceira (inocente e medrosa). Não estou querendo ‘mexer’ com ninguém. Só estou relatando um fato que acontece o tempo todo nas composições. Estava vendo a Ariana Grande falando da mina que pensou em ‘Positions’ e sem falar de gente tentando surrupiar porcentagem de compositor (que já é pouco)”, disse.

Elana disse que não é a primeira vez que essa pessoa faz isso, mas não detalhou de quem estava falando. “Ninguém é de aço. Por favor, se eu to vindo falar sobre isso aqui é porque foi ‘paia’ mais de uma vez com mais de uma pessoa. Só que ninguém fala nada, nunca”, desabafou.

A compositora explica que não gosta de barraco, mas não pode deixar de criticar a não valorização do seu trabalho. “Quem me conhece sabe que sou muito tranquila e quero chegar em todos os lugares possíveis com o meu trabalho e minha arte. A crítica foi a esse movimento que rola na composição do pop, que é foda o apoio de artistas mais relevantes no mercado, para só deixar tudo justo nas divisões, saca?”, pontuou.

Além de Elana Dara, os compositores Hodari, Laudz, Diggo Martins, Zeggon e a pr´opria Luisa também são creditados na faixa produzida pelo Tropkillaz. 

Após os desabafos de Elana, Luísa Sonza publicou uma indireta em seu Twitter. “Uma coisa eu já ouvi de um amigo meu, nunca tenha ingratidão com quem já te fortaleceu”, escreveu.