Fechar
Rio

Corpo de Milton Gonçalves será cremado após cerimônia restrita de despedida

Cremação será realizada às 15h15 desta terça-feira (31)

Fábia Oliveira EM OFF
Fábia OliveiraColunista do EM OFF

Esta terça-feira (31) será marcada pelas cerimônias de despedida de Milton Gonçalves. O ator veterano da TV Globo morreu nesta segunda-feira (30), em casa, aos 88 anos, em decorrência de complicações causadas por um AVC. O velório aberto ao público será realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a partir das 09:30 de hoje.

Em nota, a família do artista informou que, após a despedida no Theatro Municipal, o corpo de Milton segue para o Crematório e Cemitério da Penitência, onde será realizada uma cerimônia de despedida restrita aos familiares na Capela Ecumênica 1. A cremação prevista para acontecer às 15h15.

De acordo com amigos próximos, Milton Gonçalves faleceu em casa, por volta das 12h30. Ele vinha enfrentando problemas de saúde, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVC) em fevereiro de 2020 que afetou diretamente seus movimentos e fala. Na ocasião, ele chegou a ficar três meses internado e precisou de aparelhos para respirar. Desde então, o artista estava afastado das telinhas e recebia os cuidados necessários em sua residência.

No perfil oficial do Instagram, o Theatro Municipal prestou uma homenagem ao artista: “O ator e diretor Milton Gonçalves faleceu nesta segunda – feira, 30 de maio, aos 88 anos. Mineiro de Monte Santo, ainda criança mudou-se para São Paulo com a família. Começou no teatro infantil e amador e a partir de 1957, se profissionalizou. Com uma longa trajetória no teatro e na televisão, foi o primeiro brasileiro a apresentar o prêmio de Melhor Programa Infanto-juvenil na cerimônia do Emmy Internacional, ao lado da atriz Susan Sarandon. Milton Gonçalves foi presidente do TMRJ”, escreveu.

Continua após a publicidade

Milton Gonçalves é um ator, diretor e dublador, com um lista extensa de trabalhos na TV, cinema e teatro. Na ‘Globo’, o artista fez mais de 40 novelas, sendo sua última participação em ‘O Tempo Não Para’, em 2018, onde deu vida ao personagem Eliseu, que era um catador de material reciclável. Sua última aparição na emissora foi no especial de fim de ano ‘Juntos a Magia Acontece’ , em 2019, onde interpretou Orlando Santos.

Em 2006, na segunda versão da novela Sinhá Moça, sua atuação como Pai José valeu uma indicação para o prêmio de Melhor Ator no Emmy Internacional. Na cerimônia, Milton apresentou o prêmio de Melhor Programa Infanto-juvenil ao lado da atriz americana Susan Sarandon. Ele foi o primeiro brasileiro a apresentar o evento.

Filha comentou sobre estado de saúde do ator

Recentemente, esta coluna procurou a filha de Milton Gonçalves, Catarina Gonçalves, que falou sobre o estado de saúde do pai. Segundo ela, a situação era a mesma desde maio de 2020. ”Não mudou nada. Ele permanece fazendo sessões de fisioterapia e fonoaudiologia. Está estável e em casa”, explicou.

Apesar das limitações, Catarina afirmou que o pai estava descansando, depois de tantos anos de trabalho: ”Ele tem aproveitado esse tempo para descansar, né? Trabalha desde os seis anos. Agora é hora de ficar em casa e curtir a paz do lar”, disse ela para esta coluna.