Fechar
polêmica no BBB22

Entenda os riscos de dietas extremamente restritivas como a de Bárbara Heck

Déficit nutricional pode gerar transtorno tanto emocional quanto corporal, aponta especialista.

Fábia Oliveira EM OFF
Fábia OliveiraColunista do EM OFF

Alguns participantes do BBB22 vêm demonstrando preocupação com os hábitos alimentares de Bárbara Heck. Durante a madrugada desta segunda-feira, o clima ficou tenso quando a sister começou a chorar e gritar após os demais confinados tocarem no assunto sobre a sua alimentação.

A preocupação com a participante não ficou só dentro do “BBB”. O comportamento da sister chamou a atenção do público do reality e também do médico Dr. João Branco, ortomolecular e especialista em medicina esportiva, que fez um alerta sobre dietas muito rígidas.

“A pessoa restringir a alimentação de uma maneira não regrada, sem orientação de um profissional de saúde, pode causar até mesmo outros transtornos, porque a pessoa priva a caloria e se priva também de nutrientes. Isso é muito temeroso, porque pode dar baixa de massa muscular, baixa da imunidade”, diz o médico.

João Branco cita ainda os riscos que restrições na alimentação, como as de Bárbara, podem causar. “Isso pode caracterizar também algum transtorno dismórfico, que a pessoa olha o corpo e não vê aquilo que realmente ela é. Cada vez mais priva a alimentação querendo atingir um status de magreza que não é saudável”.

Continua após a publicidade

“Às vezes, a dieta que a pessoa está fazendo, achando que está certa, ela está na realidade transpassando um transtorno alimentar, ou uma bulimia desenvolvendo uma anorexia que, com certeza não é o ideal. Necessariamente, ela não precisa comer arroz, feijão, batata tudo junto, agora só manter fruta, só comer ovo e tomar café, isso é proveniente pra baixa de peso, mas que não necessariamente vai gerar saúde pra ela”, explicou Dr. João Branco.

“Privação calórica, fazer déficit calórico, limitando o excesso de caloria pra perder peso não é necessariamente você gerar um déficit nutricional. O déficit nutricional pode gerar transtorno tanto emocional quanto corporal, que não gera saúde”, alertou o especialista.

Bárbara se irrita com brothers

A discussão começou quando Naiara Azevedo entrou no quarto Lollipop para avisar que as frutas da casa chegaram ao fim e, em seguida, perguntou a Bárbara como ficará a sua alimentação. Visivelmente abalada, ela respondeu: “Meu Deus do céu! Deixa que eu sei o que eu faço comigo. Sério, gente, preocupem com o que vocês vão comer. Chega!”.

“Bárbara, mas você falou que não ia comer nada”, indagou Naiara. Irritada, a sister, então, gritou com a cantora: “Naiara, deixa eu comer as coisas que eu quero comer. Meu Deus, chega!”.

Nervosa com a situação, a modelo começou a chorar e disse: “Eu não sento na frente de ninguém e fico falando: ‘Por que você tá comendo esse apresuntado? Por que você tá comendo isso?’. Eu não faço isso. Então por que vocês fazem comigo? Cuidem da alimentação de vocês! Deixem que eu me preocupo com o que eu como, ou se eu não como”. “Eu não sei o motivo da minha alimentação incomodar tanta gente”.

Tags Relacionadas: