Fechar
mágoas do passado

Filha de Solange Couto expõe traumas após se assumir bissexual: ‘sofri meses’

Morena Mariah fez longo desabafo sobre como a redescoberta de sua sexualidade repercutiu negativamente em sua vida

Fábia Oliveira EM OFF
Fábia OliveiraColunista do EM OFF

Morena Mariah, filha da atriz Solange Couto, resolveu fazer um desabafo em seu perfil oficial no Instagram, sobre a descoberta de sua bissexualidade. O ano era 2013 e ela tinha apenas 22 anos quando assumiu publicamente que estava namorando uma moça, após um período namorando um rapaz. Hoje, com 31 anos, Morena conta o quão traumático foi para ela ter sua sexualidade exposta na mídia.

“Essa é a cara de uma mulher bissexual. Descobri que era bi aos 18/19 anos. Na época, minha vida virou do avesso. Noticiaram nos jornais que eu era lésbica (que nunca fui) como se fosse algo compatível com ser uma criminosa”, relembra ela.

Atualmente na função assessora parlamentar na Câmara de Vereadores do Rio, Morena Maria descreveu ainda o verdadeiro pesadelo que sofreu por conta da redescoberta de sua orientação sexual. “Sofri meses de ataques nas redes, perdi emprego, passei anos enfrentando um verdadeiro estresse pós-traumático toda vez que saia algo com meu nome na imprensa. Fui recusada em trabalhos e no Google meu nome tinha mais de 100 mil links falando sobre minha sexualidade”, conta.

E o desabafo não parou por ai: “Por anos isso me assombrou, perdi amizades, oportunidades. Eu era só uma menina descobrindo minha sexualidade e o mundo me quebrou no meio por causa disso. Hoje ainda lido com a tentativa das pessoas de reduzir minha sexualidade ou falar por mim, mas tenho menos paciência com gente intrometida e dou logo um fora”, assume.

Morena Mariah encerrou seu posicionamento falando sobre o preconceito que diariamente mata pessoais no país. “Não tenho motivo pra fingir que não sou quem sou. Paguei muito caro pra ser coerente com minha sexualidade para ter que me esconder. LGBTQIA+fobia mata. Mata direta e indiretamente. Respeito é um direito”, completou ela.

Continua após a publicidade

Solange Couto, na época em que descobriu sobre a sexualidade da filha, chegou a se manifestar sobre como foi sua reação com a novidade. “Eu travei, claro. Para qualquer pessoa é esquisito de imediato. Eu parei, olhei e disse: ‘Tá, agora me deixa digerir’. Óbvio que eu saí do chão”, disse Solange em entrevista.

A atriz ainda demonstrou que, apesar do choque inicial, aceitou bem a redescoberta da sexualidade de Morena. “Não tenho o menor problema com isso. Ela sempre foi e será a minha filha e a Luiza [a então namorada de Morena] é muito bem recebida na minha casa. Meus melhores amigos são gays desde sempre. E não tem essa história de que só é legal no quintal dos outros. Não teve esse papo de que não quero mais que seja a minha filha. Eu sou casada com um homem 30 anos mais jovem do que eu, fui mãe aos 54 anos e não tenho por que ter esses falsos moralismos”, afirmou a atriz.

Atualmente, Morena Mariah tem uma filha e é casada com um homem chamado Hugo da Silva Gama. Nas redes sociais, ela costuma compartilhar registros ao lado da família.