ficou feio!

Globo perpetua o racismo estrutural. ‘Encontro’ e Patrícia Poeta constrangem público

O 'novo' programa teve sua estreia nesta segunda-feira (4)

Fábia Oliveira
Colunista do EM OFF

Há exatos 23 dias, o programa ‘É de casa’, veiculado na Globo, era acusado de racismo. A apresentadora Talitha Morete, entregou uma bandeja a uma mulher negra e pediu para que ela servisse os convidados que ali estavam. Esse é o exemplo de racismo estrutural acontecendo ao vivo na maior emissora do país.


Mas o que é racismo estrutural? É o fato de você subjugar determinado grupo, sem perceber que está fazendo isso. É o famoso, “foi no automático”, mas esse automático, muitas vezes, está carregado de atitudes racistas.


Hoje, 4 de julho de 2022, isso voltou a acontecer, ao vivo, em rede nacional. A foto que abre essa matéria é a prova disso. Um programa que foi vendido como sendo uma parceria entre Patrícia Poeta e Manoel Soares, na verdade, era uma falsa ideia de que um homem negro também estaria à frente, falando com a dona de casa. Era visível o desconforto de Manoel Soares, ao ser lembrado várias vezes por Patrícia, que ele seria como um step.

Logo de cara caiu por terra a ideia vendida de que ambos dividiriam o comando da atração, pois a única assinatura presente no logo de abertura era a de Patrícia Poeta. Daí em diante foi um show de horrores para quem, ao menos, entende um pouco de representatividade negra.


Ao final, enquanto a comandante de fato do programa recebia flores e tinha seu nome gritado pela plateia, Manoel estava ali, um passo atrás de Poeta, segurando um bandeja. É dolorido ver que ninguém, nem a jornalista Patrícia Poeta, sim, ela é um jornalista que já noticiou vários casos de racismos, percebeu o quão constrangedora era aquela situação.


E pudemos acompanhar mais uma edição do show de racismo e preconceito que vem sendo apresentado mensalmente na Globo. Total falta de cuidado e de um verdadeiro trabalho que combata esse tipo de atitude. A assessoria da emissora, na figura de uma mulher branca, ainda nos respondeu que Manoel Soares estava ótimo. Será mesmo?