falou!

Leandro Hassum desabafa sobre a luta contra a obesidade: ‘Não tem cura, mas tem tratamento’

O ator e humorista falou sobre as dificuldades em uma publicação nas redes sociais

Fábia Oliveira
Colunista do EM OFF

Leandro Hassum usou as redes sociais nesta sexta-feira (29), para falar sobre a sua luta contra a obesidade. O humorista fez uma cirurgia bariátrica em 2014 e perdeu mais de 65 quilos. Desde então, ele passou a fazer dietas e exercícios físicos.

“A cara cansada? Sim! Mas sigo no foco de manter a saúde. Tantas coisas para sonhar e realizar… Quero ir longe e alto… Muito alto. Me orgulho de cada degrau. A foto (meio que me exibindo) não é apenas para mostrar resultado e vaidade. Não! É para quem sabe te ajudar dizendo ‘não deixe o desânimo e o cansaço impedir você de ter saúde'”, começou escrevendo o ator em uma publicação no Instagram.

Hassum ainda desabafou do orgulho de ser obeso, mas estar tratando a doença. “Vontade de não ir à academia, tenho diariamente. Mas sei que é parte fundamental no tratamento da minha doença… Obesidades. Não tem cura, mas tem tratamento. Procure bons profissionais da área da saúde e ‘bora’ viver muito e realizar muito. Tenho um orgulho de falar sou obeso sim, mas estou tratando minha obesidade”, concluiu.

Leandro Hassum é alvo de preconceito e vai à Justiça

No mês passado esta coluna contou que Leandro Hassum entrou com uma ação contra a Caustica Lab Store, pedindo uma indenização por danos morais e materiais. Todo o imbróglio teve início quando, em 21 de fevereiro de 2021, o contratado da Netflix se deparou com o uso indevido de sua imagem para a comercialização de um produto da empresa, no perfil oficial da mesma, no Instagram.

Na publicação, a Caustica Lab Store une uma imagem de Leandro Hassum aos dizeres: “Pensando em emagrecer? Cuidado, você pode ficar chato!”. Na legenda da imagem estava escrito: “Com o valor da bariátrica você compra camiseta Plus Size pra vida inteira”.

O humorista alega que tal post era capaz de manchar seriamente sua imagem, honra e dignidade. A comprovação estaria nas frases com conotação pejorativa, e no uso de hashtags com o termo “gordo” e “plus size”. Os advogados do ex-Globo ressaltam, ainda, o cunho extremamente preconceituoso que permeia a publicação.

Diante do uso indevido de sua imagem para fins comerciais, Leandro notificou a empresa extrajudicialmente em 22 de março de 2021, solicitando que a mesma removesse a foto publicada que levava a sua imagem. Além disso, pediu que arcasse com os danos já causados.

Em retorno, no dia 25 de março de 2021, foi enviado um e-mail em que o proprietário da marca informou a retirada da imagem, se referindo ao episódio e à postura do humorista como sendo um “exagero”. A foto, contudo, permaneceu exposta por mais de um mês nas redes sociais.

Na Petição Inicial também é empregado o argumento de que a postagem foi responsável por desestimular a contratação do ator para outras campanhas publicitárias. Sendo assim, Leandro Hassum pediu à Justiça indenização por danos materiais, em valor a ser apurado por perícia técnica. Solicitou, ainda, indenização a título de danos morais no valor de R$ 50 mil.