Fechar

EXCLUSIVO Leonardo é acusado de plágio no hit ‘Alô Goiás’

O músico pede R$ 100 mil de indenização por danos morais

Fábia Oliveira EM OFF
Fábia OliveiraColunista do EM OFF

Leonardo está sendo acusado de plágio na música ‘Alô Goiás’. Em outubro deste ano, o músico Ailton Cristino de Carvalho moveu um processo contra o sertanejo. Além do cantor, a acusação também é contra a dupla Jean e Juliano. O compositor alega que escreveu uma obra chamada ‘Alô Goiânia, Alô Brasil’, no ano de 1998, e registrou. O músico pede R$ 100 mil de indenização por danos morais.

Ocorre que, somente em 2019, ele tomou conhecimento da existência de uma outra obra com o mesmo ritmo musical, gravada por Leonardo, chamada ‘Alô Goiás’, que entrou no CD ‘Em Foco’, na faixa 11, lançado no ano de 2007.

Ainda de acordo com a ação, o músico alega que tomou conhecimento de que, os cantores da dupla Jean e Juliano também gravaram a música [‘Alô Goiás’], no CD ‘Jogo do Amor’, na faixa 9, estando disponível no YouTube.

À Justiça, explicou que não houve autorização expressa para que terceiros reproduzissem ou alterassem parte da canção composta por ele, e em razão disso eles teriam realizado o plágio musical, buscando uma reparação.

Continua após a publicidade

“Diante do plágio musical realizado pelos requeridos, o requerente vem ao poder judiciário para pleitear a reparação de seu direito violado”, afirma na petição.

Segundo a ação, Ailton conta que, quando foi tocar suas músicas em um bar de Goiânia, no momento de executar sua música ‘Alô Goiânia, Alô Brasil’, e divulgar que aquela obra era escrita por ele, o pessoal do local relatou que escutou a música na voz de Leonardo e da dupla sertaneja, Jean e Juliano. Isso teria ocorrido em meados de 2019.

O advogado do compositor afirma que: “Em que se pese os requeridos terem alterado a letra da canção, nota-se ao ouvir as duas canções que o plágio existente se caracteriza pelo arranjo musical, pelo ritmo da música expresso pela harmonia e melodia dessa, mesmo que haja alguma nota a mais ou a menos, ou um solo de violão no meio da canção, a base do ritmo é a mesma”.

Além da indenização, há, ainda, o pedido para a inserção do nome dele como compositor [no ISRC’s], e que haja a divulgação de sua identidade como autor da obra. Pede, também, seja declarada a ocorrência de plágio, para que Leonardo e a dupla fiquem impedidos de utilizar a música ‘Alô Goiás’.

Você usa TELEGRAM? Então entre no nosso canal e receba nossas notícias no seu celular.
Basta clicar aqui -> https://t.me/portalemoff