Fechar
LUTO

Morre aos 89 anos, Ilka Soares, atriz que contribuiu para a história da televisão

A artista lutava contra um câncer no pulmão

Fábia Oliveira EM OFF
Fábia OliveiraColunista do EM OFF

A atriz Ilka Soares morreu na manhã deste sábado (18). A artista, de 89 anos, estava internada há 10 dias na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela passava por um tratamento contra um câncer no pulmão. 

A informação foi confirmada pelo seu neto, o estilista de moda Thomaz Azulay. No seu Instagram, ele prestou uma homenagem para a avó. “É com tristeza e paz que a família comunica o falecimento da nossa mãe, avó, bisavó e estrela maior Ilka Soares”, escreveu. “Ela deixa saudade e a certeza de que a vida é bela. Viva Ilka!”, acrescentou.

A artista nasceu na capital fluminense em 21 de junho de 1932 e completaria 90 anos nesta segunda-feira. Ela contribui para a história da televisão brasileira. 

Ilka atuou em filmes, novelas, peças de teatro, apresentou programas e também trabalhou como modelo. Durante as décadas de 50 e 60, ficou conhecida como uma das mulheres mais bonitas do Brasil.

Continua após a publicidade

A carreira de Ilka no teatro e na televisão começou em 1947, através de um concurso de beleza promovido pelo jornal O Globo. Na época, sua família não tinha dinheiro nem para os vestidos, mas ela conseguiu um patrocínio para continuar na premiação.

Foi durante o concurso que a artista conheceu Ugo Lombardi, pai de Bruna Lombardi, sendo convidada por ele para fazer um teste para o filme “Iracema”, adaptação de José de Alencar. O longa, lançado em 1949, trouxe um grande destaque para Ilka.

A estreia da atriz na Rede Globo aconteceu em 1966, quando substituiu Norma Bengell na apresentação do programa Noite de Gala. No programa, que apresentava ao lado de Carlos Alberto, a artista entrevistava personalidades e apresentava cantores de sucesso.

Ela também trabalhou como locutora no “Jornal de Verdade”. A atriz foi uma das primeiras pessoas a fazer teste para o sistema de televisão a cores na Globo.

Na década de 80, Ilka participou de “Champagne”, “Mandala”, “Top Model”. “Rainha da Sucata”. Nos anos 90, ela particiopou de diversas atrações. Em 2006, fez uma participação na “A Diarista”, humorístico com Claudia Rodrigues.

Tags Relacionadas: