Fechar
aplaudido

Silvio Santos é aclamado após dar aula contra transfobia em seu programa

‘A ciência permite’, comentou o apresentador sobre a mudança de gênero

Fábia Oliveira EM OFF
Fábia OliveiraColunista do EM OFF

Neste domingo (12), Silvio Santos foi muito elogiado nas redes sociais, após protagonizar uma verdadeira aula contra transfobia em seu programa, ao entrevistar Ava Simões, uma mulher trans. O apresentador aproveitou o papo com sua convidada para tirar algumas dúvidas sobre transexualidade.

“Você nasceu menino. Por qualquer razão, que eu desconheço, você se convenceu de que não era um menino. E aí, você recorreu aos médicos, recorreu à ciência, e a ciência fez com que você deixasse de ser menino e passasse a ser menina?”, perguantou o dono da emissora.

“Exatamente”, respondeu Ava. A moça é a campeã do concurso Miss Trans Star Internacional em 2019, e participou do quadro ‘Não Erre a Letra’, ao lado das drag queens Paulette Pink, Penelopy Jean, Dimmy Kieer, Deendjer Ti e Deendjer Vi.

E Silvio continuou tentando explicar ao Brasil sobre a mudança de gênero: “E as pessoas que fizeram isso hoje são chamadas de transexuais? Quer dizer, transferiram o sexo, como o nome está dizendo. E também pode nascer menina e querer ser menino”, complementou o apresentador.

Continua após a publicidade

Ava, mais uma vez, concordou com a explicação do dono do Baú: “Correto”. Ela ainda completou dizendo que, além de passar a ser mulher, também ficou mais feliz: “Posso dizer que passei a ser mais feliz”.

“Está certo! Por que não? Se você nasce menino, os anos passam e você se sente uma menina, você está sofrendo, então. Se você quer se livrar desse sofrimento, e se a ciência permite, você faz a transformação e seja feliz!”, continuou Silvio Santos.

E Ava logo comemorou o papo que estava tendo com o apresentador naquele momento: “Exatamente! Silvio, você está sendo um serviço grandioso para o Brasil”, declarou. “Ué, para que vai viver sofrendo, se pode viver contente, certo?”, disse o comunicador. “Uau!”, reagiu a miss, que em seguida logo pediu palmas para a plateia.

Nas redes sociais, internautas reagiram positivamente à postura de Silvio Santos ao conversar sobre transexualidade em seu programa: “De vez em quando ele tem uns lampejos de lucidez, né?”, comentou uma usuária do Twitter. “Noventa anos e dando aula de civilidade. Parabéns Sílvio”, disse outro internauta.

E se sobrou elogios ao apresentador, sobrou crítica para Patrícia Abravanel: “Mesmo com a sua idade avançada e várias gafes cometidas ao longo de sua carreira, ele consegue entender de forma clara e objetiva o que sua filha se nega de forma contundente”, comentou uma seguidora, ao se referir à polêmica em que Patrícia se envolveu, após minimizar a homofobia. Ela citou que o público LGBTQI+ (que inclusive ela errou a sigla e deixou claro que não sabia sobre a mesma) deveria “ser mais compreensivo com aqueles que hoje ainda não entendem direito e estão se abrindo pra isso”.