Fechar
saudades

Viúva de Breno Silveira presta homenagem um mês após morte do cineasta

Paula Fiuza era casada com o diretor de ‘Dona Vitória’ há 10 anos

Fábia Oliveira EM OFF
Fábia OliveiraColunista do EM OFF

Paula Fiuza, viúva de Breno Silveira, prestou uma homenagem ao cineasta um mês após sua morte. O diretor sofreu um infarto fulminante aos 58 anos, no dia 14 de maio. Na ocasião, ele estava em Pernambuco para as gravações do filme ‘Dona Vitória’.

“Um mês hoje. A vida ficou atrás de um vidro embaçado sem ele. Só enxergo através de fotos. Só vejo onde ainda existe esse colo”, escreveu Paula no Instagram, ao publicar uma foto abraçada com o cineasta.

Paula Fiuza e Breno Silveira eram casados há dez anos. O casal trabalhava junto, pela primeira vez, em ‘Dona Vitória’. Em abril, a roteirista chegou a comemorar o início das gravações nas redes sociais. “Dos maiores frios na barriga de todos os tempos. Meu primeiro roteiro de ficção e primeira parceria com o Breno saindo do papel, e o privilégio gi-gan-tes-co de ter Fernanda Montenegro como protagonista. É muito amor, admiração e ansiedade num projeto só”, escreveu ela no Instagram.

‘Dona Vitória’, da Globoplay, é produzido pela Conspiração em parceria com a MyMama Entertainment. A trama conta a história de uma aposentada alagoana, Vitória, interpretada por Fernanda Montenegro, que desmontou uma quadrilha carioca de traficantes e policiais a partir de filmagens feitas da janela do seu prédio, no bairro Copacabana, do Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

Breno Silveira se formou pela École Louis Lumière, de Paris, e teve sua primeira experiência como diretor de fotografia no longa ‘Carlota Joaquina: Princesa do Brasil’, em 1995. Em 2005, ele teve sua estreia como diretor de cinema em ‘Dois Filhos de Francisco’. O filme chegou ao posto de maior sucesso de bilheteria do cinema nacional, desde a retomada do setor.

Outras produções de Breno Silveira são ‘Gonzaga: de pai para filho’, de 2012, e ‘Era uma vez’, de 2008. Além disso, o cineasta também foi produtor associado de ‘Casseta e Planeta: A taça do mundo é nossa’, em 2003.

Fernanda Montenegro revela detalhes de tombo em casa

No começo do mês de maio, esta colunista contou, com exclusividade, que Fernanda Montenegro levou um tombo em casa, no Rio de Janeiro, e precisou ficar de repouso alguns dias, seguindo recomendações médicas. Na ocasião, a atriz mal havia começado as gravações do filme ‘Dona Vitória’. Pois bem, no último dia 2, a veterana participou de um evento e falou sobre o ocorrido.

“Quebrei três costelas neste tombo terrível. Está doendo muito, quando eu respiro os ossos não ficam quietos”, falou Fernanda em entrevista ao F5, da Folha de S. Paulo. A atriz ainda revelou que está usando um dispositivo no pulso, tipo um relógio, para entrar em contato com o médico na mesma hora, caso seja necessário. “Se eu apertar, toca direto no meu médico. É para alguma emergência”, contou.

Na época do acidente doméstico, a produção de ‘Dona Vitória’ precisou fazer uma pausa nas gravações. Nos bastidores, poucas pessoas sabiam, de fato, o que havia acontecido com Fernanda Montenegro. O que circulava era que a atriz, que está no auge dos seus 92 anos, estava sentindo fortes dores no corpo, como noticiado nesta coluna.

Para tentar seguir com o cronograma das gravações de ‘Dona Vitória’, a atriz Ruth Chérem foi chamada pela equipe do filme para fazer standing da mãe de Fernanda Torres em várias cenas.