Fechar
São parecidas?

Adele é processada por plágio pelo compositor de Martinho da Vila

Adele está sendo acusada de plagiar a música "Mulheres", interpretada por Martinho da Vila, com a canção "Million Years Ago"

Aline TorresRepórter do EM OFF

Uma notícia pegou os internautas de surpresa. O compositor do cantor Martinho da Vila, Toninho Geraes, autor da música “Mulheres”, está processando a cantora londrina Adele por plágio na canção “Million Years Ago”, que faz parte do álbum “25”. O compositor estaria juntando provas para comprovar que houve realmente um plágio.

Em entrevista à revista Veja, Toninho falou sobre a semelhança das duas músicas: “Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada”. O intuito é entrar com a ação contra a cantora daqui a um mês após juntar todas as provas que ele acredita que serão fundamentais para comprovar que está certo.

Segundo matéria da revista Veja, duas notificações extrajudiciais foram enviadas em maio para Adele, para a Sony Music, Greg Kurstin, coautor da canção e produtor da cantora e à gravadora XL Recordings /Beggars. Os advogados de Toninho alegam que a artista e seu produtor “se apropriaram das primeiras notas de introdução”.

Além de os profissionais jurídicos afirmarem que essas notas serem reproduzidas na introdução, refrão e final da música “Million Years Ago”, os documentos enviados acrescentaram 88 compassos semelhantes e “imitativos” contabilizados, com indício de cópia, gerando ao todo 87% de semelhança da canção “Mulheres”, ou o equivalente a três minutos e dois segundos.

Continua após a publicidade

A Sony Brasil se pronunciou sobre o caso e foi a única a fazer tal coisa. A gravadora informou que o assunto já se encontra com a Sony inglesa e com Adele: “Nossa intenção era tentar um acordo, mas, diante do silêncio, recorreremos à Justiça”, revelou o advogado Fredímio Biasotto Trota, responsável pelo caso.

A descoberta da semelhança entre as duas músicas se deu enquanto o tecladista Misael Hora, filho do responsável pela orquestração da composição de “Mulheres”, Rildo Hora, estava em uma festa quando a música interpretada por Adele começou a tocar: “Primeiro achei que era uma versão, mas fui pesquisar e vi que o crédito não aparecia”, disse Misael que em seguida avisou Toninho.

Não é a primeira vez que Adele é acusada de plágio. Os fãs do cantor americano Tom Waits, afirmam que a música “Hello”, cantada pela artista, é uma cópia da canção “Marta”, de 1973. A mesma música acusada por Toninho de ser plágio, “Million Years Ago”, já foi sinalizada como muito semelhante a uma composição do compositor turco Ahmet Kaya e “Hay Amores”, interpretada por Shakira e lançada em 2007.

Tem alguma foto? print? vídeo? ou áudio de alguma fofoca? envie um e-mail para contato@portalemoff.com.br sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo