Fechar
MEIO AMBIENTE

André Marques é criticado por churrasco em área de preservação ambiental

O futuro apresentador de 'No Limite' foi alvo de criticas nas redes sociais por entrar em uma área de preservação ambiental

Danilo ReenlsoberRepórter do EM OFF

André Marques, apresentador do The Voice +, reality musical da Globo, foi criticado nas redes sociais por fazer um churrasco em uma APP (área de preservação permanente), localizada dentro da Serra da Canastra, em Minas Gerais.

De acordo com André Aroeira, biólogo, mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e especialista em políticas públicas para a conservação da biodiversidade, o local é hábitat do pato-mergulhão, espécie tradicional da região e criticamente ameaçada de extinção.

Nas imagens postadas em sua conta no Instagram, o futuro apresentador de “No Limite” pode ser visto fazendo um churrasco dentro de um rio da Serra da Canastra. Também é possível ver que ele até entrou na água com um veículo.

O especialista criticou a atitude do global, dizendo que a ação de Marques foi uma “farofada”. “Deve tá faltando praia no lugar que ele mora. Ainda tem coragem de marcar ‘Águas do São Francisco’. A Serra abriga a nascente do Velho Chico. Espero que ele não a encontre”, lamentou o biólogo.

De acordo com o especialista, existem apenas 250 exemplares do pato-mergulhão na natureza. Também conhecido como merganso do sul, mergulhador, patão e pato-mergulhador, o animal vive em pouquíssimas regiões do Brasil, limitando-se aos estados de Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

Após a postagem de Aroeira no Twitter, outras pessoas também criticaram a postura do apresentador. O ambientalista e ativista ambiental Gustavo Malacco sugeriu a abertura de um inquértio pelo Ministério Público de Minas Gerais para investigar a atitude de Marques que, segundo ele, aponta clara “degradação ambiental”.

André Marques não comentou o ocorrido. O EM OFF entrou em contato com a assessoria de imprensa do apresentador, mas não obteve respostas. O espaço segue aberto para o posicionamento do artista.