Fechar
Conseguiu

Após polêmicas, Rafa Kalimann consegue autorização para atuar

Após polêmicas com sindicato e com atriz, Rafa Kalimann consegue autorização para atuar na TV Globo

Augusto ViannaRepórter do EM OFF

O sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro estava em cima da TV Globo por conta da contratação de influenciadores para trabalharem como atores em produções televisivas como novelas e séries.  Com isso, a novela teen Malhação foi cancelada após a associação intervir e ameaçar ir até a porta dos estúdios da emissora na presença de advogados para barrar a produção. No entanto, com a influenciadora e ex-sister, Rafa Kalimann, parece ter sido diferente e ela foi liberada. 

Segundo a jornalista Fábia Oliveira, do jornal O Dia, a Globo tomou providências para que não fosse perdido o material já gravado da série “Hensga Hits”, que terá Rafa Kalimann no elenco, e pediu autorização especial ao Sindicato para que ela pudesse participar como atriz no novo projeto original da Globoplay. Rafa não tem DRT e sem o registro não poderia atuar com personagens que tivessem falas, assim como figurantes. A série será sobre o mundo sertanejo. A solicitação feita pela vênus platinada já foi atendida e a moça poderá participar. 

No início do mês, Rafa Kalimann e a atriz Gabriela Dallacosta protagonizaram uma treta na web, após Gabi, na profissão desde 2015,  dizer que só conseguiu o DRT após muita luta. Ela alegou que fez vários cursos e participou de inúmeras peças teatrais e apenas conseguiu pequenas participações na televisão. Dallacosta, então, resolveu desabafar na internet sobre ter que ver influenciadores em posições que deveriam por mérito ser para quem estudou.

“Eu não tenho nada contra a Rafa e a Juliette Freire atuarem em uma novela ou série, mas acho justo que elas percorram o caminho que nós atores fazemos. Não é só porque elas estão na mídia, porque elas têm milhões de seguidores, que podem ganhar uma personagem. Cadê os testes? Cadê o registro? Ela não gostou e veio me retrucar”, disse Gabriela. Rafa Kalimann não gostou do que foi dito e rebateu a atriz por ter se sentido ofendida.

Continua após a publicidade

“Ela me disse que o DRT já estava sendo requerido. Só que eu liguei para o Sindicato dos Artistas do Rio e soube que não tinha nenhum requerimento em nome de Rafa Kalimann. Como ela pode está gravando a série ‘Rensga Hits!’, da GloboPlay?. Como ela pode ser apresentadora? Repito. Não é justo e eu estou defendendo a minha categoria, estou defendendo os meus colegas de batalha”, contou ela. Na época, Fábia Oliveira entrou em contato com o presidente do sindicato Hugo Gross, e ele confirmou que não havia nenhum requerimento em nome da influenciadora, como ela mesmo alegou a Gabriela.

Globo cancela Malhação e influenciadores são dispensados

A nova temporada da novelinha Malhação, da TV Globo, causou nos bastidores da emissora. Após gerar dúvidas sobre seu retorno à grade e a troca do elenco já escalado para integrar a nova história, a emissora dos Marinhos poderia ser pega no pulo por burlar regras estabelecidas pelo sindicatos de artistas, o Sated. A Globo estava contratando influenciadores para trabalhar sem registro profissional na profissão. Ou seja, uma prática que vai contramão aos atores formados.

A informação foi exclusiva da jornalista Fábia Oliveira, do jornal O Dia. Na matéria, ela diz que o Sindicato estaria bem atento com a produção da novela. Em busca de audiência, a Globo tem apostado em influenciadores com muito seguidores nas redes sociais. Porém, para trabalhar como ator é preciso ser ator, e ter o famoso DRT, que significa que a pessoa tem um registro profissional na carteira de trabalho. Segundo apuração da colunista, o sindicato estava de olhos abertos com a TV Globo e poderia enviar até mesmo um advogado até a Globo para bloquear a trama juvenil e ainda solicitar a listas dos “atores” e pedir o DRT de cada um deles. O presidente da Sated, Jorge Coutinho, se pronunciou sobre o caso e disse que ele e toda a diretoria repudia essa prática da emissora.

“Não é porque uma pessoa tem milhões de seguidores que ela pode tomar o espaço de um ator profissional e a única entidade que pode ceder o DRT, como também uma faculdade, o registro de ator, não pode aceitar que se tome o espaço de um profissional”, começou ele. O presidente ainda comunicou que tomará medidas em cunho judicial para proteger os que possuem o DRT. “Nós, da Sated, tomaremos medidas judiciais e cabíveis para que isso não aconteça. Estamos protegendo o nosso associado e, principalmente a nossa categoria que tanto luta pelo seu espaço”, ponderou Jorge.

De acordo com a lei 6.533 de 1978, todo cidadão que tiver um registro profissional de ator, está apto para ser contratado para exercer a profissão na televisão, cinema ou teatro. Os atores amadores, assim chamados por não possuir o DRT, não poderão ser contratados como atores profissionais. Uma pessoa pode até trabalhar em novelas e outras produções já ditas acima, porém não poderá ter falas e deve aparecer, no máximo, em segundo plano, assim com quem faz figuração.

Para tirar o registro é necessário ter cursado uma faculdade de artes cênicas, que possui duração de 2 a 4 anos dependendo da escola escolhida. Fazer cursos de teatro reconhecidos pelo Sated do estado em que mora. Pode também comprovar participação em peças profissionais, cinema, televisão e publicidade por meio de documentos que comprovem a legitimidade para o Sated. Para alguns casos, é necessário ainda passar por uma avaliaçāo de uma banca examinadora. Após a aprovação do Sated, o ator receberá o registro profissional (DRT) provisório, com a validade de um ano. Dentro de um ano, o ator terá que fazer pelo menos mais um trabalho para dar entrada ao DRT definitivo.

No ar desde 1995 na grade da TV Globo, a novela teen Malhação continua sendo uma incógnita desde o início da pandemia e vem trazendo surpresas. A nova temporada, intitulada de “Transformação” e escrita por Priscila Stein e Márcia Prates sairá da gaveta, porém, de acordo com Fábia Oliveira, o elenco que já havia sido escalado para compor o folhetim, será dispensado e a emissora convocará novos nomes.Com a promessa de retornar em 2022, os atores Marcelo Novaes, Malvino Salvador e Regiane Alves, além de Mel Lisboa, que retornaria à Globo após 12 anos, foram surpreendidos com a notícia de que serão dispensados. Porém, um detalhe chamou a atenção de todos: a emissora pediu para que o “antigo” elenco não assine com outras produções e aguardasse a volta da novelinha. 

Segundo Fábia, está rolando o maior bafafá nos bastidores entre os atores da tarma. Tudo isso porque o diretor Paulo Silvestrini saiu de um grupo de mensagens em que todos estavam sem dar explicações. Grupo este que todos foram adicionados na época da seleção para a composição do elenco. A volta de Malhação gerou bastante burburinhos enquanto a reprise de “Sonhos” está sendo exibida. Agora, definitivamente, Malhação está fora dos planos da TV Globo, que ainda busca solução para tapar o buraco deixado por ela.

Você usa TELEGRAM? Então entre no nosso canal e receba nossas notícias no seu celular.
Basta clicar aqui -> https://t.me/portalemoff