Fechar
vítima de câncer

Dublador de ‘Vingadores’ e ‘X-Men’ morre aos 78 anos

Leonardo José, que interpretou Thanos e Professor Xavier, enfrentava um câncer no pulmão

Aline TorresRepórter do EM OFF

O dublador veterano Leonardo José faleceu nesta quinta-feira (18) em decorrência de um câncer no pulmão aos 78 anos. A informação foi divulgada pelo perfil do Instagram Duplapediabrasil. Na legenda da publicação, a página se despediu do profissional renomado: “Mais uma triste despedida nesse ano de 2021. Tá difícil! Descanse em paz, Leonardo José!”, relatou a página.

Leonardo José estava lutando contra o câncer e, inclusive, fez uma vaquinha recentemente para angariar ajuda com os custos do tratamento que é muito caro. Perfis nas redes sociais, youtuber e amigos compartilharam a mensagem para que a quantia necessária fosse alcançada, mas o dublador não conseguiu esperar e, infelizmente, veio a óbito.

Leonardo Lachtermacher nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro em 27 de fevereiro de 1943. O dublador decidiu adotar o nome artístico Leonardo José. Além da dublagem, ele também atuou como ator, mas fez carreira dublando personagem icônicos e assim ficou conhecido. Antes de trabalhar com o que lhe rendeu bons frutos, Leonardo foi radialista e repórter.

Só ingressou na dublagem em 1972, quando foi levado para trabalhar na famosa Hebert Richers pela diretora de dublagem Ângela Bonatti. Foi então que a paixão do profissional pela função foi crescendo, fazendo com que ele passasse por outras casas conhecidas como CineCastro, Televox, Tecnisom e Peri Filmes.

Continua após a publicidade

O amor pela função era tamanha que na década de 90 ele criou seu próprio estúdio de dublagem, a Wan Macher, em parceria com o sócio Wanderlei Gonçalves. Na mesma época, Leonardo continuou trabalhando na Hebert Riches, mas também atuava em outras empresas como Croma, Telecine,  VTI e Sincrovideo.

A Wan Wacher só conseguiu lucrar nos anos 2000, quando finalmente estourou, mas em 2011, o dublador veterano decidiu vender sua parte da empresa, que mudou de nome e virou Wan Marc, e desfez a sociedade com o colega Wanderlei. Mesmo assim ele continuou atuando na área, em empresas como BKS, Centauro, Sigma, Dublavídeo, TV Group Digital,  Unidub, Unisom, Dubrasil, Grupo Macias, e Vox Mundi.

Leonardo permaneceu em plena atividade até o fim da vida e mesmo em tretamento contra o câncer de pulmão. Seu último personagem foi o icônico Thanos em “Guardiões da Galáxia”, “Vingadores: Era de Ultron”, “Vingadores: Guerra Infinita” e “Vingadores: Ultimato”. Também dublou o Professor Xavier ou Professor X em filmes da franquia X-Men.

Com uma voz imponente, Leonardo acabava sendo escolhido para fazer a dublagem de grandes vilões do cinema, além de Thanos, dublou o juiz Claude Frollo, vilão de “O Corcunda de Notre Dame”, Shan-Yu de “Mulan”, Kron de “Dinossauros” e Kerchak em “Tarzan” e ‘Tarzan II”. Veja a seguir a postagem que anunciou a partida de Leonardo José:

Você usa TELEGRAM? Então entre no nosso canal e receba nossas notícias no seu celular.
Basta clicar aqui -> https://t.me/portalemoff