Fechar
CONTRA O RACISMO

Famosos usam as redes sociais para dar voz ao Dia da Consciência Negra

Diversos artistas, como Lucy Ramos, Lázaro Ramos, Tais Araújo e Cris Vianna, se pronunciaram neste sábado

Danilo ReenlsoberRepórter do EM OFF

Neste sábado, dia 20 de novembro, é celebrado em todo o território nacional o Dia da Consciencia Negra. Transformada em feriado, a data busca contribuir na luta pela igualdade racial e contra o racismo no Brasil. De acordo com a Agência Estado, homens e mulheres negras têm salários menores, sofrem mais com a violência e o desemprego e estão sub-representados em cargos políticos.

Em suas redes sociais, muitos famosos usaram o espaço e o engajamento para reforçar a necessidade de políticas públicas que busquem a reparação e a representatividade dos negros tanto na política, quanto em tantos outros pontos chave da sociedade. A atriz e apresentadora Tais Araújo, por exemplo, lembrou em seu Instagram que o Brasil ainda não trata com igualdade o povo negro.

Dados do PNAD e da FIOCRUZ apontam que negros ganham aproximadamente 17% menos do que brancos e que mulheres negras são a maior parcela entre vítimas de mortes maternas“, escreveu a famosa. “Precisamos mudar esse cenário! Hoje no Dia da Consciência Negra, trazemos essa reflexão sobre a luta e conscientização de uma sociedade mais justa, respeitosa e igual para todos. Essa luta é de todos nós. Diga não ao racismo!”, completou ao publicar um vídeo ao lado do marido, Lázaro Ramos.

O ator e diretor, que deixou a Globo recentemente, também usou o Instagram par enviar um recado aos seguidores. “O desejo é que este 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, sirva de inspiração para todos os dias do ano. Que o espírito deste dia simbólico de luta antirracista, pela igualdade, por justiça, por reconhecimento, por mais oportunidades, seja transformado em ações concretas“.

Continua após a publicidade

Lázaro Ramos seguiu com o texto, dizendo que as pessoas devem divulgar mais pessoas ou entidades que desenvolvam um trabalho social sério. “Há muitas coisas que podem ser feitas, meu amores. Por exemplo: falar de pessoas que te inspiram e indicar ações transformadoras que possam nos servir de inspiração“, disse, citando, em seguida, ativistas da luta social.

Quem também mandou um recado foi Cris Vianna, atriz que participou recentemente do reality The Masked Singer Brasil, da Globo. Ela compartilhou um texto escrito por Audre Lorde, escritora feminista e ativista dos direitos civis e homossexuais dos Estados Unidos. “Minha raiva de mulher negra é um lago de lava que está no meu cerne, o segredo que guardei de modo mais intenso“.

Eu sei o quanto da minha vida como mulher de sentimentos poderosos está emaranhado nessa rede de fúria. Ela é um fio elétrico entrelaçado em cada tapeçaria emocional em que coloco o que há de essencial na minha vida – uma fonte quente e borbulhante que pode entrar em erupção a qualquer momento, irrompendo da minha consciência como fogo numa paisagem. Como adestrar essa raiva com precisão, em vez de negá-la, tem sido uma das tarefas mais importantes da minha vida“, finaliza a publicação.

A atriz Lucy Ramos aproveitou a data para compartilhar um vídeo falando da beleza negra. “Hoje é o dia da consciência negra, uma data importantíssima sobre autoafirmação, celebração da nossa cor, raízes, lutas e conquistas… mas esse processo de se perceber, pertencer e se entender não é tão simples. Nesses momentos o diálogo é essencial, lindezas. Essa é a inspiração para hoje: afeto, fortalecimento, resiliência e principalmente: resistência! Vamos juntos?”.

Você usa TELEGRAM? Então entre no nosso canal e receba nossas notícias no seu celular.
Basta clicar aqui -> https://t.me/portalemoff