TECNOLOGIA FAMOSA

Fernando 3D fala sobre inteligência artificial e a indústria do entretenimento

Fernando 3D, diretor de arte digital, falou sobre as possibilidades da Inteligência Artificial (IA) na indústria do entretenimento

REDAÇÃO

A inteligência artificial é algo tão amplo que abrange desde robôs e drones entregando comida delivery e carros elétricos totalmente autônomos, até em trazer de volta atores ou entes queridos que já tenham nos deixado em vida para gravar um vídeo para uma homenagem ou em atuar novamente em cena de filmes/novelas/séries.

Fernando 3D, diretor de arte digital, CMO (Chief Marketing Officer) da FaceFactory.AI e pesquisador em inteligência artificial, acredita que estamos vivendo um momento de evolução da inteligência artificial em todos os aspectos: “Essa tecnologia está sendo substituída de deepfake para mídia sintética que é outro patamar mais tecnológico, que traz de volta atores/ entes queridos. De ‘volta a vida’ para nos prestar homenagem tanto em vídeo quanto em cópia de áudio. Vamos conseguir além de fazê-los atuarem novamente, mas também ouvir a voz deles falando textos atuais”.

Possibilidades da IA na Indústria do Entretenimento

O especialista também revelou diversas outras possibilidades que hoje estão ao nosso alcance, com o uso da Inteligência Artificial: “Já pensaram em ouvir uma música nova do Nirvana, escrita pelo Kurt Cobain, porém nunca gravada por ele em estúdio? Ou ouvir uma letra nova do Raul Seixas, sem que ele a tenha cantado? Pois é, essa técnica com a inteligência artificial já é possível. Ou então, o The Rock ou Johnny Depp falando e gesticulando em português, como se eles fossem brasileiros”.

“E não estou falando de dublagem, usando a voz dos dubladores como guia mestra para sincronizar (lip sync) os lábios dos atores dos filmes americanos. Assim parecendo que eles estão falando e gesticulando em português. Futuramente, as empresas de streaming irão procurar especialistas em IA e CGI para tornar a experiência de assistir TV muito mais imersiva”, continuou Fernando 3D.

O profissional deu maiores detalhes sobre a inovação: “Os usuários poderão tirar uma foto e entrar na série, atuando como se fosse um personagem principal na sua série favorita. Por exemplo, com uma única foto eu posso ser o Jim Hopper, o famoso policial da série Stranger Things. Isso tanto em filmes como em série. Essa tecnologia se percebe muito em aplicativos de humor q já existem no mercado”.

Inteligência Artificial no dia a dia

Fernando 3D também apontou outras aplicações para a IA no nosso cotidiano: “Em futuro recente, estaremos fazendo vídeo chamadas e reuniões com um americano, por exemplo. Você falando em português, entretanto, o americano do outro lado da videochamada irá te ver e ouvir falando em inglês. Sim, isso já está bem próximo da gente, mais do que muitos poderiam imaginar”.

Branding e Publicidade

Você já assistiu filmes ou séries onde aparecem marcas de chocolates ou cerveja, só conhecidas naquele país onde está sendo filmada aquela superprodução? Já imaginou vender um espaço publicitário lá? Onde irá aparecer para milhões de pessoas a marca de uma cerveja? Por exemplo, na mão do ator principal? Fernando 3D ressalta ser totalmente possível: “Sim, isso também é possível! E mais, o espaço ainda pode ser rotativo, aparecer outras marcas de bebidas naquele lugar no vídeo e por aí vai. Assim o filme/série não fica engessado em uma marca só”.