POLÊMICA!

Filipe Ret diz que ‘inspira pretos’ em música e causa polêmica

Rapper tem dividido opiniões na internet, após declarar em nova música, que é um "branco capaz de inspirar um preto"

Jean Telles
Repórter do EM OFF

O cantor de rap, Filipe Ret tem dividido opiniões nas redes sociais desde o lançamento de seu último álbum, nomeado de “Lume”. Isso porque na música “Todo Poder”, uma das faixas que compõe seu novo projeto musical, Ret canta que é um exemplo de inspiração para pessoas pretas: “Sigo respeitado por todo o gueto, aquele branco capaz de inspirar um preto”, diz trecho da canção do cantor de Trap. 

Nas redes sociais, alguns internautas debocharam do verso da música do cantor, indicando que Ret não teria lugar de fala para ser considerado um exemplo de inspiração para os pretos: “Obrigado Filipe Ret , depois de tanto preconceito e racismo que você enfrentou na vida, você hoje é minha inspiração como homem branco/preto, quem é Martin luther king perto de você? Quem é Nelson Mandela?”, ironizou um internauta. 

“Nao Filipe Ret, tu não é o branco capaz de inspirar um preto, você só é mais um branco achando que tem protagonismo em cultura preta”, declarou outro. “‘Um branco capaz de inspirar um preto’ que eu saiba o rap é culturalmente dos pretos, se manca né Filipe Ret’”, detonou outro internauta em seu perfil no Twitter. Fãs do cantor de rap também fizeram questão de defender seu ídolo. 

Um fã-clube do artista no Twitter, fez uma série de publicações em defesa de Filipe Ret, citando as declarações do artista sobre o processo criativo para a canção que tem gerado polêmica nas redes sociais.

Na ocasião, Ret declarou que a música surgiu após um encontrou com Mano Brow, Rincon Sapiência, Rael, Emicida, BK e Djonga músicos pretos considerados referências no rap brasileiro. O perfil em homenagem a Filipe Ret também compartilhou uma série de vídeos de músicos negros que citavam a importância do cantor para o rap nacional.