Fechar
Meme

Gravida de Taubaté completa 10 anos, veja como ela está atualmente

Saiba por onde anda Maria Verônica Aparecida César Santos, a Grávida de Taubaté

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

O dia 11 de janeiro de 2012 entrou para a história da televisão brasileira. Uma reportagem especial exibida pelo “Hoje em Dia”, da Record TV, em que a pedagoga Maria Verônica Aparecida César Santos é a principal personagem, ganhou repercussão nacional após a emissora desvendar uma farsa na gravidez de quadrigêmeas. A mulher se tornou um dos memes mais famosos no Brasil e passou a ser chamada de “Grávida de Taubaté”.

Moradora de Taubaté, interior de São Paulo, Verônica despertou a atenção da imprensa por conta do barrigão de grávida. À época, a mulher dizia que esperava quatro meninas, o que despertou a curiosidade da Globo. O canal chegou a conversar com ela para levá-la ao “Mais Você”, programa comandado por Ana Maria Braga. No entanto, a pedagoga também foi sondada pela Record e aceitou o convite para contar a sua história em rede nacional.

No estúdio do “Hoje em Dia”, a Grávida de Taubaté emocionou os apresentadores Edu Guedes e Celso Zucatelli após relatar as dificuldades que enfrentaria para criar as filhas. No entanto, antes mesmo de o programa ir ao ar, uma confusão tomou conta dos bastidores da emissora. Isso porque, alguns funcionários duvidavam da gravidez e queriam tirar a prova antes de colocá-la no estúdio.

A apresentadora Chris Flores recebeu um pedido da direção para conversar com Verônica no camarim. De acordo com o que a atual contratada do SBT afirmou em entrevistas, a mulher aparentava nervosismo e chegou acompanhada do marido e de um falso enfermeiro. Na conversa, a pedagoga exigiu a presença do suposto profissional da saúde e se negou a deixar a comunicadora tocar em sua barriga.

Continua após a publicidade

Após série de especulações, a Record decidiu levar a mulher ao estúdio do “Hoje em Dia” e a presenteou com berços, camas, roupas, fraldas e brinquedos. Um repórter da emissora ficou responsável por contar a história a partir da entrega de presentes, mas foi surpreendido após sumiço da Grávida de Taubaté. Uma nova desconfiança surgiu e o jornalista descobriu que de fato a barriga de quadrigêmeas era falsa. 10 anos depois, por onde anda Verônica? O EM OFF foi o último canal a conseguir imagens da mulher após toda a polêmica.

Em 2019, o colunista Erlan Bastos foi a Taubaté e encontrou a personagem da história que parou o país. A investigação da reportagem demorou cerca de seis meses para localizá-la na cidade do interior paulista. O apresentador ouviu pessoas e descobriu que a mulher nunca teve comportamento duvidoso até a descoberta da falsa gravidez. “Era uma pessoa muito educada, mas não sei qual foi o objetivo dela com isso”, contou um entrevistado.

A Grávida de Taubaté abriu uma loja de artigos religiosos e se tornou católica. Um produtor se passou por cliente e notou que Cleber, marido da mulher, não mudou a aparência. O mesmo não ocorreu com ela, que pintou o cabelo e passou a usar óculos para não ser reconhecida pela população do município.