Fechar
ANCAP

Henrique Fogaça compartilha crítica ao SUS: ‘Exterminador de pobres’

O jurado do MasterChef Brasil também criticou artistas que defendem o Sistema Único de Saúde

Danilo ReenlsoberRepórter do EM OFF

O chef Henrique Fogaça, jurado do reality show MasterChef Brasil, exibido pela Band, causou polêmica nas redes sociais na noite deste domingo (01). Por meio do Instagram, ele criticou os artistas que se dizem a favor do SUS (Sistema Único de Saúde), mas usam a rede privada de saúde. Ele também compartilhou o texto de um seguidor que se diz médico e afirma que o sistema público é um “exterminador de pobres”.

Na semana passada, Fogaça precisou ser levado às pressas para o hospital Albert Einstein, em São Paulo, após desmaiar durante a gravação do reality. Ele sofreu uma queda de pressão e caiu de um dos palcos do cenário do reality show. Com isso, o chef teve um corte superficial em sua cabeça. Na ocasião, as gravações foram canceladas.

Depois de recuperado, o chef resolveu se pronunciar sobre o que acha sobre o SUS. “Vê o post na sequência de um médico do SUS, tá ligado, o que ele escreveu do post que eu fiz, esse monte de paga pau, de artistinha ‘viva o SUS, viva o SUS’, só que tem plano de saúde e só vai em hospital particular, cambada de hipócrita do caralh*“, disse o jurado da atração, marcando um perfil denominado “Visão Libertária ANCAP”.

Ancap é a abreviação de anarcocapitalismo, também conhecido como anarquismo capitalista ou capitalismo libertário. Os seguidores dessa linha idealizam um sistema de propriedade privada em que haja empreendedorismo, lucro, mas sem a existência do Estado. Para os anarcocapitalistas, o Estado impede o pleno desenvolvimento do capitalismo.

Continua após a publicidade

Em seguida, ele compartilhou um texto de um seguidor que se diz médico. “Trabalhei e ainda trabalho no SUS e afirmo, o SUS é o maior exterminador de pobres da face da Terra“, diz o texto. “Quem defende o SUS não faz ideia do que está falando. Existem algumas poucas ilhas de excelência, que são fundamentais para a propaganda, como sempre acontece com o socialismo“, reforça.

Ainda segundo a publicação compartilhada por Fogaça, “a realidade do sistema é grotesca, e não é culpa de quem trabalha lá, o sistema é inviável por definição, já que a demanda é infinita e o orçamento finito, para que a conta feche, é preciso dificultar ao máximo o acesso de pacientes, especialmente os mais graves“.

De acordo com a publicação, são o casos mais graves que “demandam tratamento mais caro, para que eles morram no caminho e não gerem gasto ao SUS“. “Essa é a realidade nua e crua. Parem de defender esse sistema socialista“, encerra o texto enviado ao chef. No sábado, o chef usou as redes sociais para agradecer aos fãs pelas mensagens após o desmaio durante a gravação do MasterChef Brasil.

O SUS (Sistema Único de Saúde) é o maior sistema público de saúde do mundo e garante acesso gratuito aos brasileiros em todo o território nacional. Gerido pelos poderes federal, estadual e municipal, o sistema é responsável por diversos serviços de saúde, desde atenção básica e saúde da família, até cirurgias de alto risco, como transplante de órgãos.

Veja abaixo a publicação de Fogaça:

Tem alguma foto? print? vídeo? ou áudio de alguma fofoca? envie um e-mail para contato@portalemoff.com.br sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo