Fechar
Descanse em Paz

Isaac Bardavid, dublador de Wolverine, morre aos 90 anos

Isaac Bardavid faleceu aos 90 anos nesta terça-feira (01), após ficar em estado grave devido a um enfisema pulmonar

Aline TorresRepórter do EM OFF

Uma notícia triste pegou os fãs de Isaac Bardavid de surpresa. O ator e dublador faleceu aos 90 anos. O artista havia dado entrada em um hospital de Niterói, no Rio de Janeiro, na quinta-feira (26), permanecendo em estado grave por conta de um enfisema pulmonar. A doença foi se agravando até ocasionar a morte do dublador de Wolverine nesta terça-feira (01).

Quem informou sobre o falecimento de Isaac, foi a família que em nota, afirmou que os médicos os informaram que o estado do dublador era grave e irreversível. Ele estava inconsciente apesar de ter tido uma pequena melhora que apresentou depois de ser colocado na posição de barriga para baixo, mas em seguida, não resistiu ao tratamento.

O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa que ocorre na maioria das vezes após o abuso do cigarro e outras toxinas encontradas no ar durante anos. A doença agride os tecidos do pulmão. Como a principal causa é o fumo, por isso é importante que a pessoa fumante largue o cigarro o mais rápido possível para prevenir os pulmões.

Isaac Bardavid nasceu no dia 13 de fevereiro de 1931 em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Ao lado de Orlando Drummond, que faleceu em 2021 aos 101 anos, fazem parte dos grandes nomes da dublagem brasileira. Era descendente de família turca-judia, formado em direito no ano de 1976, no entanto, decidiu seguir a carreira dramatúrgica.

Continua após a publicidade

Ficou conhecido como a voz brasileira que deu a vida a grandes personagens. O mais icônico foi o mutante Wolverine, da franquia X-Men. Na voz do personagem, ele fez tanto as animações como os live-actions em que o mutante era interpretado por Hugh Jackman. Inclusive o ator nort-americano participou como entrevistado no programa “The Noite com Danilo Gentili”.

Isaac foi convidado para participar da conversa com o intérprete de Logan em 2017, emocionando os fãs da franquia X-Men. No terror, emprestou a voz para aterrorizar a quem assistiu a franquia assustadora, “A Hora do Pesadelo”, dublando o vilão que assombra os personagens que caem no sono, Fred Krueger.

Em outra franquia de sucesso, “Star Wars”, Isaac dublou Obi Wan Kenobi, mestre jedi que treinou Luke Skywalker, antes que o aprendiz virasse o vilão Darth Vader. Também interpretou o Tigrão, personagem agitado do desenho animado “Ursinho Pooh“. Emprestou a voz também para o vilão do ouriço Sonic, Robotinik no filme “Sonic: The Hedgehog SatAM”.

Outro personagem que marcou história, foi o Esqueleto, arqui-inimigo de He-Man, desenho que foi sucesso no Brasil nos anos 80 e 90. Na televisão, o também ator atuou em algumas novelas da TV Globo como “O Astro” (1977) e “A Padroeira” (2001). Seu último trabalho nas telinhas foi interpretando Álvaro na série Carcereiros em 2021.