Fechar
Luto

Morre Gilberto Braga, autor de novelas da Globo

O autor, que morreu aos 75 anos, sofria de Alzheimer

Nayara VieiraRepórter do EM OFF

Gilberto Braga, conhecido por ser um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, morreu nesta terça-feira (26), aos 75 anos. Ele foi responsável pela autoria de clássicos de novelas, como “Vale Tudo”, “Celebridade”, “Força de um Desejo”, “Paraíso Tropical” e “Escrava Isaura”, que foi seu primeiro sucesso nas telinhas.

O autor e ator de vários trabalhos na Globo faria aniversário na segunda-feira (01). Ele sofria de Alzheimer e a causa da morte não foi divulgada. As primeiras informações foram dadas pelo jornalista Ancelmo Gois, do jornal O Globo na noite de hoje. Segundo o jornal, Giberto Braga estava internado no Hospital Copa Star Rio de Janeiro, com infecção generalizada.

Nos últimos dias, Gilberto Braga enfrentava um infecção sistêmica, por causa de uma perfuração de esófago. Ainda de acordo com o jornal, ele não conseguiu resistir às complicações durante e a internação. O autor era casado com  Edgar Moura Brasil. Com a notícia da morte, vários famosos, artistas e amigos lamentaram a perda.

Quando estreou na Globo em 1972, ele começou seu trabalho com a adaptação de “A Dama das Camélias”, para  “Caso Especial”. Alguns anos depois, seu primeiro clássico de sucesso se consagrou com a novela “Escrava Isaura (1976), que contou com a atriz Lucélia Santos no protagonismo. Agradando o público, dois anos depois estreava “Dancin’ Days”.

Continua após a publicidade

Famosos lamentam morte de Gilberto Braga

Com a notícia da morte de Gilberto Braga, vários famosos que admiravam seu trabalho e até mesmo que conviveram com o autor, lamentaram a perda. Camila Pitanga prestou uma homenagem no Twitter, compartilhando algumas fotos de um encontro com o artista da Globo. “Gilberto, minha gratidão a tudo o que vivi com você e através de você, com suas palavras, sua genialidade, sua escrita inconfundível. Como atriz e espectadora, tenho uma coleção de boas histórias e alegrias. Descanse”, escreveu ela.

A atriz, Zezé Motta, também lamentou a morte do profissional. “Querido Gilberto, você me presenteou com o papel que marcou a minha história na TV Brasileira. Graças a você pude viver a Sônia em Corpo a Corpo, personagem que é lembrada até hoje. Foi um divisor de águas. Em 1984, graças a você falamos de racismo em horário nobre. Fomos amigos, demos boas risadas, tomamos bons drinks, vivemos… Descanse em paz meu querido, sinto sua perda, é o Brasil e a TV mais uma vez ficando órfãos. Adeus meu amigo“, completou.

“Hoje se foi um dos grandes autores da TV e autor de vários clássicos como Vale tudo, Dancin days, Paraíso tropical, força de um desejo, Anos dourados , Anos Rebeldes. Sou muito grato a ele por me dar uma das minhas primeiras chances com Dono do Mundo aonde eu fazia Humberto um pianista e depois fizemos juntos , Anos Rebeldes, Labirinto, Força de um desejo… enfim, uma pessoa que me abraçou e acreditou em mim!! Um bjo a Edgar! que fique a obra de Gilberto! Uma grande perda para nossa arte!!, escreveu Marcelo Serrado.

Tony Ramos usou as redes sociais para homenagear Gilberto Braga. “Era um homem que recebia em sua casa, com conversas inteligentes, bom bate-papo. Tive momentos lindos com ele. Muito amor pra família dele e que ele tenha um descanso. Vamos em frente e agora refletir sobre isso”, declarou. “Um querido companheiro. Uma pessoa brilhante, inteligente muito culta. Sinceramente, é a notícia que você não queria ouvir”, completou Tony Ramos à GloboNews. “Descanse em Paz Gilberto Braga. Meus sinceros sentimentos a família”, disse Déa Lúcia, mãe de Paulo Gustavo.

Você usa TELEGRAM? Então entre no nosso canal e receba nossas notícias no seu celular.
Basta clicar aqui -> https://t.me/portalemoff