Fechar
Descanse em paz

Morre humorista Batoré aos 61 anos

O humorista Ivanildo Gomes Nogueira, conhecido por interpretar Batoré, morreu aos 61 anos, vitima de um câncer

Aline TorresRepórter do EM OFF

O humorista Ivanildo Gomes Nogueira, conhecido popularmente por interpretar o personagem Batoré, faleceu nesta segunda-feira, aos 61 anos, vítima de um câncer. Ele estava sendo atendido na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Pirituba, Zona Norte de São Paulo, não resistindo a doença.

Segundo nota divulgada pelo serviço de pronto atendimento, as informações acerca da morte do ator foram repassadas a família: “As informações médicas foram repassadas à família e a Secretaria Municipal de Saúde lamenta o ocorrido”, diz a nota emitido pela UPA em que Batoré deu entrada.

Nascido na cidade de Serra talhada, em Paernambuco, Ivanildo foi para São Paulo ainda criança. Antes de decidir virar ator, jogou futebol, nas categorias de base de alguns clubes paulistas. Em 1981, quando já estava jogando profissionalemnte pelo Ituano, acabou tendo o tornozelo fraturado por um colega de equipe durante um treinamento.

Afastado dos campos, Ivanildo resolveu fazer sua primeira esquete que daria origem ao seu personagem mais famoso. Ainda nos anos 80, participou do programa “Show de Calouros”, apresentado por Silvio Santos. Assim, ficou conhecido pelo personagem Batoré, sucesso do programa humorístico do SBT “A Praça É Nossa”, comandado por Carlos Alberto de Nóbrega.

Continua após a publicidade

Em 2016, contratado pela TV Globo, integrou o elenco da novela “Velho Chico”, interpretando o delegado Queiroz. Em 2017 apresentou o programa “Batoré 100 Protocolos”, veiculado no canal fechado TV Regional de Sorocabana, a TVR. Em seguida, após 15 anos afastado, retornou `”Praça É Nossa”, em julho de 2019.

Além da TV, Ivanildo também exerceu a vida política, tornando-se vereador de Mauá, na Grande São Paulo, em 2008. Ele exerceu o cargo por dois mandatos e fazia parte da coligação PR/PP, alcançando um eleitorado de 4.778 votos, sendo o terceiro vereador mais votado naquela ocasião, em seguida, foi reeleito em 2012.

Recentemente, Ivanildo revelou que estava com depressão ao ser demitido pela segunda vez de “A Praça É Nossa” por causa da paralisação das gravações devido a pandemia de Covid-19. Em entrevista para o “Melhor da Tarde” em maio de 2021, o humorista revelou que estava com anemia e que havia perdido 14Kg até então.

Ele demonstrou que estava tentando sair daquela situação, mas que estava triste por paralisar seus trabalhos por tanto tempo por causa do coronavírus: “Eu sempre falei que pobre não morre de depressão. Hoje eu falo diferente: pobre morre de depressão, mas ele não sabe o que é”, disse durante a entrevista para Cátia Fonseca.

“Quando eu voltei para A Praça, eles não tinham dinheiro para me contratar. Fizemos um contrato de cachê baixo, mas depois das férias eu seria contratado. Porém, veio a pandemia e eu recebi a ligação de que não iria gravar mais. Nos proibiram de trabalhar e começaram a chegar os boletos”, revelou o interprete de Batoré.