Fechar
Família Real Britânica

Morre príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth II, aos 99 anos

Monarca britânico faria 100 anos em 10 de junho. Entre fevereiro e março, havia sido internado para tratamento cardíaco

Aline TorresRepórter do EM OFF

Morreu na manhã dessa sexta-feira (09) o príncipe Philip, Duque de Edimburgo, aos 99 anos. O monarca faria seu centésimo aniversário em 10 de junho. O Palácio de Windsor emitiu uma nota falando sobre o falecimento do duque, mas não revelou a causa da morte:

“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”, diz a nota postada no Twitter da família real britânica.

Principe Philip havia passado quatro semanas, entre fevereiro e março, internado em um hospital de Londres para fazer um tratamento cardíaco e para tratar infecções. Ele recebeu alta no dia 16 de março (terça-feira).

Philip Mountbatten nasceu na Grécia, como membro das famílias reais gregas e dinamarquesas. Possuía linhagem real das famílias reais europeias. Serviu a Marinha Real Britânica e acabou se envolvendo em batalhas na Segunda Guerra Mundial.

Conheceu a Rainha Elizabeth II quando ela tinha 13 anos, ele 18 e passaram a trocar cartas. Noivaram quando ela completou 21 anos e casaram-se em 1947, passando a receber o título de Duque de Edimburgo. Após a morte do rei George VI, Elizabeth II, sua filha, foi corada rainha da Inglaterra e o príncipe Philip passou a ser o consorte real (cônjuge do monarca reinante).