

Rachel Sheherazade foi condenada por danos morais e terá de pagar uma multa no valor de R$ 10 mil por chamar agentes penitenciários de “criminosos” em vídeo gravado em 2019. A jornalista responde a diversos processos sobre o mesmo assunto em vários lugares do Brasil.
Trabalhadores e sindicatos de todo o país entraram com ação contra a apresentadora após a fala polêmica. No vídeo em questão, ela comentava sobre a rebelião na penitenciária de Altamira no Pará e afirmou que “até mesmo policiais, que são agentes da lei, se bandearam para o lado da criminalidade”.
Segundo a coluna Notícias da TV, A ação em que a apresentadora foi condenada corre na 6ª Vara Cível do Foro Regional de São Paulo e ainda é cabível de recurso. A quantia de R$ 10 mil deverá ser paga ao agente penitenciário João Paulo de Assis, do Centro de Detenções Provisória Dr. Calixto Antônio, em São Bernardo do Campo (SP).
Sheherazade respondeu à coluna e disse que os processos estão sob responsabilidade de seus advogados: “Há ações em diversos lugares do país, relacionadas a esse vídeo, que estão sendo arquivadas. Não vou comentar sobre este especifico. O que tiver de ser feito, meus advogados vão fazer.”
A Advogada da apresentadora, Andressa Maia Paulo afirmou que “tomará as medidas judiciais cabíveis para garantir o pleno exercício de sua liberdade de expressão e de imprensa, de forma que não se intimidará diante das tentativas de terceiros de calar a voz”, disse, mas não revelou se entrará com recurso contra a decisão da Justiça.