Fechar
Falou sobre sua doença

Rafael Cardoso revela detalhes de sua doença cardíaca

Ator de "Salve-se Quem Puder" participou do programa "Mais Você" nesta sexta

Bruno PintoRepórter do EM OFF

Rafael Cardoso foi o convidado para o café da manhã do programa “Mais Você” desta sexta-feira (16). Comandado pelos apresentadores substitutos Fabrício Battaglini e Talitha Morete, a atração matinal contou com a participação do ator que atualmente está no ar em quatro novelas da Rede Globo.

Depois de conversar sobre as novelas que já fez e principalmente “Salve-se Quem Puder”, que termina na noite desta sexta-feira (16), o ator revelou detalhes do diagnóstico e tratamento da doença cardíaca que acomete o ator global.

Segundo Rafael, ele já sabia da existência da doença, porém, não tinha noção da gravidade.

Eu já sabia que tinha miocardiopatia hipertrófica, mas isso desde a época que eu jogava futebol, só que não sabia da gravidade, não sabia que estava evoluindo, que eu estava com uma fibrose de 14% também. Nesse exame pós Covid, eu tive a oportunidade de saber disso e poder fazer a cirurgia que é um seguro de vida“.

Continua após a publicidade

O ator falou sobre o aparelho que foi implantado em seu coração: “Eu instalei esse CDI, que tem um marcapasso, tem esse desfibrilador. Então ele tá aqui para se vier acontecer alguma coisa, que não vai acontecer, ‘eu coloquei pra não usar’, vou passar 80 anos só trocando a bateria, mas é uma oportunidade de se precaver, de poder mudar os hábitos“.

O ator revelou que poderia morrer a qualquer momento devido ao problema em conjunto com as intensas séries de exercícios físicos que fazia: “Se eu não tivesse feito esses exames pós covid, eu que tinha uma vida mais assídua e mais extrema de exercícios, porque fazia exercício numa intensidade muito alta e podia acabar morrendo tendo uma morte súbita“.

Rafael Cardoso contou que tem predisposição a sofrer um mal súbito e da tranquilidade por poder ficar mais com a família.

Eu tenho quatro casos de mal súbito na família, então eu tenho um percentual grande disso acontecer. Então foi uma oportunidade de eu passar por isso e ficar mais tranquilo também, ficar mais tempo com minha família e viver com tranquilidade“.

O ator disse que consegue fazer o que quiser, mas agora com muito mais cuidado: “Da para fazer tudo, mas com parcimônia, tudo com mais cautela, tudo monitorado, porque hoje eu ando direto aqui com um aparelho monitorando. Então pra não passar esse problema da fibrose, pois ele começa a desfibrilar errado quando estou acima de 165 batimentos cardíacos, então é cuidar“.

Rafael, que está no ar em quatro novela da Rede Globo, contou que assim como na pandemia, a doença foi encarada como uma nova oportunidade de enxergar a vida.

Foi uma grande oportunidade também de repensar muita coisa. Eu acho que assim como na pandemia, quando o covid surgiu, e agente pegou covid e ficou com medo de morrer, assim como todos os brasileiros. Eu tive outra oportunidade, eu tô enxergando como uma oportunidade de realmente ver, mais uma vez, o medo da morte“.

Rafael Cardoso revelou ainda que sentiu medo de morrer durante a cirurgia: “Eu vou entrar numa mesa [de cirurgia], vou apagar e aí? E aí que eu não volto? Eu fiquei bastante apreensivo, mas enxergo como uma grande oportunidade de ver qual é o propósito da vida, o que eu tô fazendo aqui, o que eu quero ser quando eu não estiver mais aqui. Eu tô aproveitando o momento e vivendo com alegria“.

O papo terminou com vídeos feitos pela sogra Sônia Bridi e pela mulher Mariana Bridi, falando sobre o ator. Rafael ficou bastante emocionado, principalmente quando sua sogra, por quem sente um carinho imenso, começou a falar.