Fechar
PEGOU MAL!

Regina Duarte é detonada após sugerir ‘Dia da Consciência Branca’

A atriz Regina Duarte foi detonada nas redes sociais recentemente após ter criticado o ‘Dia da Consciência Negra’

Jean TellesRepórter do EM OFF

A atriz e ex-secretaria de Cultura do governo Bolsonaro, Regina Duarte foi detonada nas redes sociais nesse domingo (21), um dia após a comemoração do dia da Consciência Negra, após ter questionado a existência do feriado. Em seu perfil no Instagram, a famosa sugeriu uma comemoração alternativa para a data: “Quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda…?”. 

Demonstrando total desconhecimento do feriado criado para a reflexão sobre as desigualdades sociais no Brasil que perduram desde os primórdios da escravidão, Regina Duarte prestou um verdadeiro desserviço ao minimizar a data comemorativa chegando a falar sobre vitimismo e declarando que devemos “parar de olhar para trás e encarar o hoje”

“Ontem foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda…? Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor por culpas antepassadas? Quando vamos parar de olhar pra trás e enfrentar o hoje e nós olharmos com a coragem da cara limpa? maduros, evoluídos, conscientes de nossa luta, irmanados em nossa capacidade, de sermos … HUMANOS? Simplesmente IRMÃOS?”, escreveu a mãe de Gabriela Duarte. 

Nas redes sociais, a fala de Regina Durte foi criticada por internautas: Regina querida, a data simboliza a luta. Todos sabem que a luta é diária, mas ter um dia , faz com que as pessoas não desistam da luta. Os brancos não precisam de um dia simbólico, pois vc conhece algum branco que foi escravizado? Conhece alguém que morreu ou deixou de ter direitos só por ser branco? Não podemos minimizar as mazelas que a raça negra sofreu e ainda sofre”, começou dizendo uma seguidora da ex-secretária de Bolsonaro. 

Continua após a publicidade

E continuou destacando que mesmo sendo fã, discordava da fala da atriz veterana: “É preciso lutar muito ainda. O racismo existe, o fato de não acontecer com alguém próximo de nós , não extingue. Já pensei assim como você e , tive que ter muita empatia pra olhar mais amplamente. Sou muito sua fã, mas isso não me impede de colocar uma visão diferente da sua ou discordar”. 

“Mano, a Regina Duarte não sossega, né? Já tá estabilizada na vida, podia não se envolver em polêmica desnecessária. Afff”, escreveu um internauta em seu perfil no Twitter. “Toda vez q eu soube das ~opiniões ~ da atriz Regina Duarte foi contra a minha vontade”, debochou outro pela mesma rede social. 

Quem também falou sobre o assunto foi o humorista Marcelo Adnet. Sem citar diretamente o nome de Regina Duarte, o comediante usou suas redes sociais para falar sobre a importância da luta antirracista: “Racismo faz do Brasil um país frágil, sem força, sem identidade. Bora com força no antirracismo pro bem do Brasil e de todos nós! Por todo mundo. Todo dia é dia de aprender e acordar  Suave mas com força vamos pra frente porque pra trás já passou, cada um do jeito que pode“, destacou.

Você usa TELEGRAM? Então entre no nosso canal e receba nossas notícias no seu celular.
Basta clicar aqui -> https://t.me/portalemoff