Famosos

Rodrigo Santoro revela casos de transfobia envolvendo o filme ‘Carandiru’

Com sua personagem 'Lady Di' em Carandiru, Rodrigo Santoro ganhou o prêmio de Ator Revelação no Festival de Cannes

Lucas Cardoso
Repórter do EM OFF

O ator Rodrigo Santoro concedeu uma entrevista super descontraída ao podcast PodPah nesta segunda-feira (11). Abordando assuntos sobre sua vida pessoal e carreira internacional, o ator também comentou sobre a época em que interpretou Lady Di no filme Carandiru (2003), cuja personagem era transexual e se casava com outro homem dentro da prisão.

Apesar de ter sido um de seus maiores papéis no cinema nacional, Santoro revelou que sofreu muita rejeição por conta da personagem. Segundo ele, a emblemática cena em que Lady Di beija seu parceiro, interpretado pelo ator Gero Camilo, causou repulsa em diversas pessoas na época em que o filme estava em cartaz. Incrédulo, Rodrigo relembrou que fez questão de ir a uma sessão do filme para ver a reação do público.

“O que rolou foi que, provavelmente o público mais feminino, que estava mais acostumado a me ver como galã na televisão, não conseguiu digerir e lidar com essa situação. [O público] ia embora da sala do cinema. E eu vi inclusive. Eu fui ver. Eu comecei a tentar entender o que estava acontecendo e eu entendi. Eles [o público] não estavam sabendo lidar com a situação”.

“[…] Me falaram que isso estava acontecendo, então eu fui até o cinema e fiquei lá atrás bem agachadinho. E fiquei olhando, e era justamente na cena do casamento, na cena do beijo que o povo levantava e ia embora. Eu vi isso acontecer”, declarou Santoro. O ator, no entanto, garantiu que Carandiru foi uma virada de chave em sua carreira profissional.

“Foi muito intenso, o maior desafio que eu tive até aquele momento da minha carreira. […] Foi uma ‘virada de chave’, nós fomos parar no Festival de Cannes [famoso festival de cinema]. E Festival de Cannes para o cinema, é o topo. É um lugar muito glamuroso, muito respeitado, e Carandiru foi pra lá em competição. Foi a primeira vez que eu estive nesse festival e ganhei um prêmio como Ator Revelação, contou ele.