Fechar
Mas por que?

Sem explicação, MTV retira do ar performance de Anitta no VMA

Mesmo com alto engajamento, perfomance de Anitta no VMA foi removida do canal oficial da MTV no YouTube sem nenhuma explicação

Aline TorresRepórter do EM OFF

O show de Anitta em uma das maiores premiações musicais do mundo deu o que falar. A funkeira se apresentou no intervalo do VMA e foi a primeira brasileira a subir no palco do evento, um fato histórico para a música nacional. Em seguida, a cantora foi convidada para o MET Gala, evento beneficente que possui um dos tapetes vermelhos mais famosos e esperados do mundo.

Só quem consegue entrar nesse evento são as pessoas que pagam caríssimo por uma mesa (cerca de 300 mil dólares) e seus convidados. O famoso empresário brasileiro Alexandre Birman foi quem tratou de proporcionar isso à cantora. Como exemplo de alguns dos grandes nomes que estavam presentes: o rapper Lil Nas X, Kim Kardashian, Rihanna e a grande poderosa da Vogue Americana e anfitriã do evento, Anna Wintour.

Agora, o que chamou a atenção foi que a performance da cantora no VMA, que havia sido postada no YouTube, foi retirada do ar. Os fãs da cantora repararam que o vídeo não estava mais disponível e reclamaram nas redes sociais. O EM OFF checou e, até o fechamento desta matéria, o material não estava no canal oficial da MTV.

No entanto, as outras apresentações, como de Lil Nas X, Doja Cat e Justin Bieber, por exemplo, permanecem no canal. Anitta interpretou seu single “Girl From Rio”, divulgado especialmente nos Estados Unidos na tentativa de alavancar a sua carreira internacional que, aos poucos, está alcançando lugares cada vez mais altos.

Continua após a publicidade

A MTV não explicou o motivo pelo qual decidiu remover o vídeo da cantora, que contou com quase 2 milhões de views em 24 horas desde que havia sido publicado. A aparição da funkeira na premiação rendeu bons frutos principalmente na internet. O nome de Anitta figurou os primeiros lugares do trending topics do Twitter, gerando um buzz digital, acumulando 526 mil menções na rede social.

As buscas pelo nome de Anitta no Google cresceram 3.950% e as visualizações em seu canal do YouTube aumentaram 19%, comparado a média diária do mês. A cantora ganhou 10.300 novos seguidores no Instagram após a apresentação, representando 27% da média diária. Os dados foram coletados pela Decode.

Acusada de racismo

Após o sucesso obtido com sua aparição no VMA, Anitta causou polêmica nas redes sociais, principalmente entre os estadunidenses, após fazer uma live e falar um termo pejorativo. Ela usou o termo “nigga”, surgido na época da segregação racial e usado de forma que diminuísse os negros pelos brancos supremacistas.

Atualmente, muitos famosos como Kanye West e Kendrick Lamar, usam a expressão com frequência, porém, ao ser usado por uma pessoa branca, carrega uma conotação racista e foi como os americanos identificaram ao ver a funkeira falando no vídeo, assim como aconteceu com Camila Cabello e Gina Rodriguez que também já utilizaram a expressão.

Tags Relacionadas: