Fechar

EXCLUSIVO Dira Paes reflete sobre relação polêmica de Filó e José Leôncio em ‘Pantanal’

Em entrevista exclusiva, atriz falou sobre a preparação para a personagem e refletiu sobre a relação entre Filó e José Leôncio

Jean TellesRepórter do EM OFF

Com mais de 35 anos de carreira, a atriz Dira Paes coleciona em sua profissão, uma série de personagens na TV e no cinema, que seguem presentes na memória de muitos brasileiros. Seja como a indígena Potira, no remake de “Irmãos Coragem” (1995), ou como a engraçada Solineuza do seriado “A Diarista” (2004), a artista sempre mostrou ser capaz de fazer rir e emocionar os telespectadores.

E como não poderia ser diferente, a Filó de “Pantanal”, chegou para somar na carreira da atriz, como mais um de seus grandes papéis. Em entrevista exclusiva ao Portal EM OFF, Dira Paes falou sobre sua preparação para uma personagem tão complexa, sobre as gravações no Pantanal, e comentou sobre a relação polêmica entre a sua personagem e o fazendeiro José Leôncio.

Ao responder como foi a composição de sua personagem, uma matriarca que sempre foi apaixonada pelo seu patrão José Leôncio (Marcos Palmeiras) e carrega dentro de si, uma complexidade e alguns segredos ainda não revelados, a atriz contou que tanto ela, quanto a atriz Letícia Salles, que fez a personagem na primeira fase do folhetim, precisaram passar por uma série de preparativos: 

“Nós tivemos algumas preparações como de improviso, prosódia e costumes relacionados, tanto ao Pantanal, quanto exclusivamente a Filó. Seja como manusear uma faca na cozinha, e aprender realmente como lidar com uma cozinha, como as nossas relações com os outros personagens, foi uma relação muito rica e muito prazerosa!”, contou a atriz.

Continua após a publicidade

Na trama, Filó vive uma relação um tanto quanto polêmica, com seu amado José Leôncio. A dona de casa que sempre demonstrou verdadeira devoção pelo fazendeiro, recebe de volta frieza, e muitas das vezes respostas atravessadas do personagem interpretado por Marcos Palmeira, que parece não saber demonstrar amor. Dira Paes comentou a relação polêmica entre os personagens: 

“Eu acho que a relação deles é além de uma relação homem e mulher. Sem dúvidas, isso faz parte do caminho da Filó durante a novela. Entender seus desejos, as frustrações e o que ela quer para aquele futuro com aquele homem que também está se transformando”, refletiu a atriz Dira Paes. 

O forma como Zé Leôncio trata sua companheira, tem despertado verdadeira ira nos telespectadores apaixonados da novela, que vão as suas redes sociais revindicar que a personagem reaja. Na entrevista, a atriz discursou sobre a forma como a história retratada, pode ajudar mulheres a despertar de situações semelhantes:

“Eu acho que com a novela, a gente acaba lançando luz sobre essas questões. Quantas relações como essa a gente não vê na vida? Então, é bom elas existirem para a gente poder discutir sobre elas e torcer para que a Filó tenha um final triunfante!” começou dizendo a artista. 

E continuou: “É esse o mote do personagem! Então é legal que o público queira uma reação da Filó. Será que vai acontecer? Será que a Filó vai ser uma mulher passiva a essa situação? Eu também estou nessa curiosidade e ansiosa para entender como vai ser o futuro da Filó e o futuro desse amor, que acho que transcende a relação homem e mulher”, refletiu. 

Ainda falando da repercussão do público, Dira Paes comentou o grande sucesso que a novela tem feito nas redes sociais: “Tem sido muito especial perceber que o público abraçou Pantanal dessa maneira tão calorosa, que tem nos aquecido o coração, e nos dado essa empolgação de fazer com que essa novela, seja uma novela importante para o Brasil, em um momento que o país precisa de união e não de polarização”

Ao falar sobre as gravações no Pantanal, Dira Paes declarou que sua maior dificuldade durante as filmagens da novela no local, foram com as grandes distâncias das locações, mas ressaltou a importância de se fazer presente na região: “É como se a gente conseguisse absorver através da convivência no lugar, naquele bioma, com aquele clima, com aqueles animais, com aquela gente maravilhosa!”, destacou.

Com uma infinidade de personagens, das mais diferentes vertentes possíveis, Dira Paes contou que já guarda um carinho especial por sua Filó: “A Filó é um dos meus personagens mais marcantes e estou tendo muito prazer de ter esse encontro com o Brasil, através de uma novela que fala de nós, de uma maneira tão íntima. Então acho que a Filó sem dúvida nenhuma, vem cumprindo esse papel de levar um pouco dessa brasilidade para o horário nobre do Brasil”