
Tendo que dar conta de duas esposas, Tenório (Murilo Benício) vai ‘falhar’ na hora ‘H’ e vai deixar Zuleica (Aline Borges) na mão. O fazendeiro chegará em São Paulo para visitar a segunda família como costuma fazer com certa frequência. O grileiro vai tentar ter uma noite de amor com a segunda esposa, mas não vai conseguir.
Apesar de Zuleica ser uma mulher compreensiva, Tenório tentará usar desculpas para o momento inconveniente: “Tá bem… Não tem nada com o que se preocupar. É só canseira, Zuleica… Cheguei cansado”, dirá o fazendeiro após perceber que não vai dar conta de satisfazer a segunda esposa:
“Mas me preocupa te ver desse jeito. Essas coisas acontecem com qualquer um”, dirá Zuleica na tentativa de deixar o marido mais tranquilo com a situação. “Comigo não tinha acontecido nunca!”, afirmará Tenório, tímido com a situação vexatória, tentando não transparecer que isso pode ser uma coisa comum.
“Mas é mais comum do que você imagina”, declarará a dona de casa ainda tentando apoiar o amado. “Não comigo… Nunca fui homem de negar fogo!”, afirmará o grileiro que não quer sair por baixo na situação. “Às vezes você tá com a cabeça cheia… Só isso”, dirá Zuleica, preocupada com o marido que não conseguiu ‘dar no couro’.
Tenório vai finalizar colocando a culpa em Maria Bruaca (Isabel Teixeira), mas sem citar sobre as principais suspeitas que estão cercando a primeira esposa: “Você nem imagina de quê… Acho que a Bruaca tá me enchendo a cabeça de…”, dirá sem completar a frase. O grileiro está começando a desconfiar que a mãe de Guta (Julia Dalavia), está tendo um caso com Alcides (Juliano Cazarré).
“Pantanal” é uma novela escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida originalmente pela extinta Rede Manchete. A direção artística é de Rogério Gomes, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard, Cristiano Marques e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.