Fechar
Round 6

Lula teria sido o motivo da Netflix mudar o nome do ‘Round 6’ no Brasil

Internautas apontam que nome original da série Round 6 foi alterado por conta do ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva

Augusto ViannaRepórter do EM OFF

A nova série da Netflix, Round 6 é uma das produções mais assistidas dentro da plataforma de streaming na atualidade. Chamada originalmente de “Squid Game”, ela é uma produção sul-coreana que conquistou o mundo por retratar sobre experimentos sociais. Nesta sexta-feira (08), internautas apontaram que o motivo da mudança de nome no Brasil estaria relacionado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, integrante do Partido dos Trabalhadores (PT).

Em tradução levada ao pé da letra, o nome seria “O jogo da Lula” e a Netflix teria optado pela alteração para que não ocorresse nenhuma referência política. Outros países adotam o título original. Além dos Estados Unidos e Portugal, que optaram por Squid Game, Espanha e França mantiveram a linhagem original, como “El Juego del Calamar” e “Le jeu du calmar”, respectivamente. A Coréia do Sul também optou pela originalidade e a série foi batizada como “Ojingeo Geim”, que equivale a “Jogo da Lula”. 

Os internautas não deixaram a informação passar e criaram teorias políticas para justificar a modificação. Alegaram, por exemplo, que a troca dos títulos proposital. “No Brasil, mudou o nome da série ‘Squid Game’, para que não houvesse referências ao candidato à presidência do país. Se traduzir para o português, vira ‘Jogo da Lula’. Isso é tão ridículo, e acho que alguém tem medo de se tornar meme”, escreveu um internauta.

Porém, outros apontaram que a mudança foi apenas uma referência aos desafios propostos na trama, tendo em vista que os participantes deveriam passar por seis provas distribuídas pelos nove capítulos. Eles são provocados a todo momento nas tarefas. Logo de primeira, são submetidos a jogarem “Batatinha Frita 1, 2, 3”. Quem se mexesse após a contagem, é detectado pelo sensor da boneca e alvejado a tiros. 

Continua após a publicidade

A Folha de S.Paulo, no entanto, revelou que, na verdade, a alteração não tem a ver com política e que o nome recebido pelo obra internacionalmente já era Round 6. Esse era seu “working title“, termo utilizado na indústria cinematográfica para designar o nome provisório de projetos ainda em desenvolvimento. Ou seja, antes mesmo de surgir “Squid Game”, a série já era conhecida como Round 6. Então, não como relacionar o nome de Lula com a nova produção.

Foi este o nome usado pela gigante do streaming, em 2019 ao anunciar a atração. Procurada pela Folha, a Netflix informou que a decisão de não se prender ao título estrangeiro se deve a questões regionais e à percepção de que, no Brasil, o título cairia melhor e que seria facilmente lembrado pelo público. Além disso, a plataforma disse também que o nome “Jogo da Lula” não traria memória aos brasileiros, pois a brincadeira faz parte das brincadeiras da Coreia do Sul.

Squid Game”, ou Round 6, foi lançado mundialmente em 17 de setembro de 2021 e é distribuído pela Netflix. O programa recebeu críticas positivas e, em uma semana, foi um dos programas mais assistidos na plataforma em vários mercados. A série conta a história de um grupo de 456 pessoas que são convidadas a arriscar suas vidas em um misterioso jogo de sobrevivência com um prêmio de ₩45,6 bilhões (cerca de 40 milhões de dólares, ou R$ 2 bilhões). A série se tornou o primeiro drama coreano a chegar ao topo das 10 paradas de programas de TV semanais mais assistidos da Netflix em todo o mundo.

A diversidade dos personagens que jogam o Squid Game, vindos de diferentes estilos de vida da classe baixa e média, também ajuda a atrair o público para assistir, pois muitos podem encontrar simpatia em um ou mais dos personagens. Na Coréia do Sul, a popularidade do Squid Game levou a um aumento no tráfego de rede que fez a SK Broadband entrar com um processo contra a Netflix, buscando indenização monetária para pagar pelo aumento do uso da banda larga e custos de manutenção associados ao programa.

Tags Relacionadas: