Audiência da TV

‘A Favorita’ derruba audiência do ‘Vale a Pena Ver de Novo’ e preocupa a Globo

Novela estrelada por Claudia Raia e Patrícia Pillar preocupa a Globo

Paulo Henrique Lima
Repórter

Aposta da Globo para o “Vale a Pena Ver de Novo”, “A Favorita” tem dado dor de cabeça para a emissora. Isso porque a trama assinada por João Emanuel Carneiro fez despencar os números herdados pela reprise de “O Clone”, que deixou a programação em maio. Com apenas dois meses no ar, a trama fez a emissora perder até 6 pontos, levando em consideração o último capítulo da antecessora.

De acordo com dados consolidados obtidos e divulgados pelo site TV Pop, a trama estrelada por Claudia Raia e Patrícia Pillar anotou 13,5 e quase ficou atrás de “O Cravo e a Rosa”, que está em sua reta final e marcou um décimo a menos nesta quarta-feira (20). O resultado representa um decréscimo de 8% na comparação com as quatro quartas-feiras anteriores. O índice virou motivo de preocupação, uma vez que a novela de Gloria Perez fechou o último capítulo com 19,6.

Apesar da audiência baixa considerada para o horário em que “A Favorita” é exibida, a Globo conseguiu elevar os números com as novelas inéditas. “Além da Ilusão” marcou 18,5, enquanto “Cara e Coragem” obteve 19,5. O destaque ficou por conta de “Pantanal”, que apostou no casamento de Juma Marruá (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa), e pontuou 27,7, a maior audiência de toda a programação.

Em seu atual momento de exibição, “A Favorita” conta com o embate entre as protagonistas. Na semana passada, Flora (Patrícia) assumiu que matou Marcelo (Flávio Tolezani), momento esse esperado pelo público na exibição original em 2008. Desde o primeiro capítulo, a trama conta com um mistério em torno de quem teria cometido o crime que ajudou a alavancar a história.

Para não ter uma nova preocupação, a Globo estuda qual trama vai substituir “O Cravo e a Rosa”. A novela escrita por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira tem previsão para terminar em setembro. “Cheias de Charme” seria uma das cotadas para assumir a missão. No entanto, a emissora ainda não bateu o martelo quanto a substituta no primeiro horário de novelas da grade.