

A decisão de Michelle Barros de deixar a Rede Globo após mais de uma década continua dando o que falar, tanto dentro quanto fora da emissora carioca. Diversos fatores acabaram fazendo a jornalista tomar a atitude, dentre eles o de não ter espaço para crescer no canal, tendo em vista os anos que esperou para ser promovida à âncora de um dos telejornais paulistas, o que nunca aconteceu.
Mesmo com algumas mudanças sendo feitas, o que incluiu a transferência de César Tralli do “SP1” para o “Jornal Hoje” e a demissão de profissionais renomados, como Carlos Tramontina, que era apresentador do “SP2”, a emissora dos Marinho preferiu manter jornalistas homens nas funções de destaque, deixando profissionais do sexo feminino numa eterna fila de espera.
A situação, que ficou clara depois do pedido de demissão de Michelle Barros, acabou gerando diversas críticas à TV Globo, que chegou a ser acusada de machismo por inúmeros internautas nas redes sociais. Diante dos comentários nada animadores, a alta cúpula da emissora carioca não perdeu tempo e já está se mexendo nos bastidores na tentativa de mudar a imagem que foi atrelada ao canal.
Segundo informações divulgadas pelo portal Notícias da TV, a Rede Globo resolveu conceder um espaço maior para jornalistas mulheres nos telejornais paulistas. Inquietos com a fama negativa que a emissora dos Marinho acabou ganhando, os executivos não pensaram duas vezes antes tomar uma atitude e fazer exatamente o contrário de tudo aquilo que vinha fazendo.
Sendo assim, a direção de jornalismo do canal já definiu quais serão as jornalistas que ganharão mais destaque na programação. Ainda de acordo com o site, Sabina Simonato, além do “SP1”, passará a comandar o “SP2” durante a ausência de Roberto Burnier, âncora titular do noticioso. Sabina então se tornará uma espécie de substituta oficial, ganhando um espaço maior.
Além dela, Luiza Vaz também receberá oportunidades. A jornalista fará testes em breve e poderá se tornar uma das apresentadoras do “SP1”. Mas não parou por aí, longe disso. Disposta a limpar a imagem de machista, a Rede Globo já está à procura de uma profissional para substituir a Renata Lo Prete no comando do “Jornal da Globo”, que atualmente conta com Rodrigo Bocardi como substituto oficial.
ADEUS
Em entrevista concedida ao portal UOL, Michelle Barros abriu o coração ao falar sobre sua saída da Rede Globo: “Já havia um tempo que percebi que estava chegando a uma posição que não teria muito mais para onde ir. Percebi que chegou o momento de encerrar o ciclo e me lançar em novos desafios”, disse.
“Eu sei que cheguei num nível excelente como apresentadora. Tenho muito a evoluir e aprender, a nossa vida é um eterno caminhar e sou ignorante em muitas coisas, mas eu cheguei a um nível ‘ok’ e não tem espaço para todo mundo. Eu já estava exausta da reportagem de rua. Já tinha completado esse ciclo”.