Fechar
Alerta vermelho

‘Além da Ilusão’ bate recorde negativo e preocupa a Globo

Novela protagonizada por Larissa Manoela tem registrado menos audiência que “Nos Tempos do Imperador”

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

A novela “Além da Ilusão” acendeu o alerta vermelho na Globo. A trama de Alessandra Poggi tem perdido público a cada capítulo desde a estreia, em 7 de fevereiro. Ao todo, a emissora já perdeu 2,6 pontos e segue em tendência de queda. Na quinta-feira (10), a novela protagonizada por Larissa Manoela e Rafael Vitti bateu recorde negativo e amargou 15,5 pontos de média.

Dados consolidados da Kantar Ibope Media obtidos e divulgados pelo site Notícias da TV apontam que a trama das seis registrou 28,9% de share e 54% do total de televisores sintonizados durante sua exibição das 18h23 às 19h06 na Grande São Paulo. Apesar de conquistar a liderança isolada, os números são insuficientes para o padrão estipulado pelo canal carioca. Cada ponto representa 74.666 domicílios.

No mesmo horário, o “Cidade Alerta”, da Record TV, marcou 6,8 pontos. A novela “Se Nos Deixam”, do SBT, obteve 5,1. Na média dia, estipulada das 7h à 0h, a Globo liderou com 13,4, seguida pela Record (5,8) e o SBT (3,9). O “BBB22” foi a atração mais vista da líder no ranking das emissoras de TV aberta, com 22 pontos cravados.

“Além da Ilusão” é a aposta da emissora dos Marinho para recuperar a audiência pedida por “Nos Tempos do Imperador”. A trama de Dom Pedro II (Selton Mello) fechou com 16,9 pontos de média geral, a pior audiência da faixa das seis desde Boogie Oogie (2014), que havia registrado 17,4. O último capítulo da trama histórica escrita por Thereza Falcão obteve apenas 17,6 no ibope.

Continua após a publicidade

Até então, a novela de Larissa Manoela obteve 18,1 pontos de média como o seu maior índice, feito alcançado na estreia. Na terça marcou 16,6; na quarta 16 e na quinta, 15,5. Com números abaixo dos 20 pontos, a Globo não descarta a possibilidade de promover uma relançamento da trama para tentar elevar a audiência. Nos bastidores da emissora, a segunda semana é vista como um ponto decisivo para a estratégia.

Em tempo, a nova novela das seis conta a história do ilusionista Davi (Rafael Vitti) e a aspirante a modista Isadora (Sofia Budke/Larissa Manoela). Antes de se apaixonar por Isadora, Davi se envolve com Elisa, irmã mais velha da filha do juiz Matias (Antonio Calloni). O pai da protagonista reprova o relacionamento da herdeira.

A trama ganha novos rumos após o “homem da lei” discutir com o casal e disparar um tiro em direção a Davi. No entanto, Elisa acabará morrendo após entrar na frente para proteger o amado. Davi será culpado pelo crime e anos depois fugirá da prisão usando truques de ilusionismo. Ele, então, se apaixonará por Isadora, na segunda fase da novela.