Fórmula 1

Aline Midlej afronta Nelson Piquet ao vivo na GloboNews: ‘Racista’

Âncora do "Jornal das Dez" quebrou protocolo em edição ao vivo e disparou criticas contra o ex-automobilista bolsonarista

Paulo Henrique Lima
Repórter

Aline Midlej quebrou protocolo durante a edição do “Jornal das Dez”, da GloboNews, exibido nesta terça-feira (28). A âncora da emissora pertencente ao Grupo Globo se revoltou com Nelson Piquet, que disparou comentários racistas contra Lewis Hamilton. O ex-piloto de Fórmula 1 revoltou a Mercedes e Ferrari, além de admiradores da modalidade após chamar o profissional de “neguinho”.

No telejornal, a jornalista informou após noticiar a ocorrência que a produção do canal tentou contato com o ex-automobilista bolsonarista, mas foi ignorada. “A nossa produção procurou a assessoria do Nelson Piquet, mas não teve resposta”, iniciou ela, que logo em seguida disparou: “Mas ele, como racista que foi e que é… Recebeu a resposta que merecia!”.

A âncora externou apoio ao piloto britânico e novamente alfinetou o apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). “E com uma classe, a resposta, claro, que ele nunca terá, com certeza. E neste dia do Orgulho LGBTQIA+ vamos focar em mudar a mentalidade, como disse Lewis Hamilton na resposta ao racismo do Nelson Piquet”, concluiu.

Em entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira, em novembro de 2021, Piquet disparou comentários racistas contra Hamilton sobre os acidentes envolvendo Ayrton Senna e Alain Prost. “O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou [Verstappen desviar]. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro [Verstappen] se fodeu. Fez uma puta sacanagem.”

Lewis respondeu em português e desabafou sobre os ataques que sofreu durante toda a vida. “É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação.”