Fechar
Pedido de desculpas

Ana Maria pede desculpas ao vivo por usar termo racista no ‘Mais Você’

Apresentadora falou "inveja branca" na edição anterior do programa matinal da Globo

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

Após ter utilizado o termo “inveja branca”, considerado racista, no “Mais Você” desta quarta-feira (22), Ana Maria Braga reservou o último bloco do programa matinal para reconhecer o erro, nesta quinta-feira (23). A apresentadora disse que aprende constantemente com os erros e garantiu que “isso não vai mais se repetir”.

“Ontem fiz um comentário sobre inveja. Teve gente, principalmente da comunidade negra, que se sentiu ofendida. Eu li os argumentos na internet e vi que as pessoas têm razão”, iniciou a apresentadora da Globo, que em seguida explicou o seu erro, ressaltando a importância de reconhecê-lo ao vivo.

“Pessoas ao longo da vida e que têm um R.G. antigo, como eu, usam expressões que fizeram parte de um outro mundo, um outro momento. Peço desculpas, com isso eu aprendo, é uma oportunidade para que sumam rapidamente esses vícios de linguagem. Não se repetirá”, garantiu Ana Maria, que seguiu para o encerramento do “Mais Você”.

O público que acompanhava o programa global repercutiu nas redes sociais o pedido de desculpas da apresentadora. “Ana Maria Braga pedindo desculpas pela frase racista dita ontem. Muito válido e real seus argumentos”, falou Nando Araújo. “Ana Maria Braga é uma mulher grandiosa. Ela não tem medo de se desculpar e de aprender. Ela sabe reconhecer seus erros. Minha admiração eterna”, falou Alex.

Continua após a publicidade

Durante o “Mais Você” desta quarta-feira (22), Ana Maria Braga usou o termo “inveja branca” para se referir ao fato do repórter Fabrício Battaglini gravar uma matéria em uma plantação de girassóis. A expressão é considerada racista pois a cor branca é claramente usada para designar somente coisas boas.

Em agosto, Ana Maria Braga se referiu a cor de Thiago Oliveira, que é negro, como “bronzeada”. A comparação ocorreu durante uma interação entre a apresentadora e o jornalista em um bloco de esportes sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Na ocasião, ela retornava de férias na Bahia, e lamentou não ter conquistado o “bronzeado” na pele.

“Apesar de ser inverno, lá chove. Não deu para pegar o seu bronzeado, uma cor linda. Queria voltar assim”, disse a apresentadora, deixando o ex-comentarista do telejornal “Hora Um” visivelmente constrangido. “Quem sabe nas próximas férias? Tá legal o bronzeado da Ana”, respondeu o comunicador.

À época, o EM OFF procurou a apresentadora para falar sobre ter comparado a identidade étnico-racial de Thiago Oliveira com o bronzeado. Por meio de uma representante, Ana Maria disse que “não iria se posicionar” sobre o assunto. Ao contrário do que fez hoje, ela também não se desculpou em outra edição do “Mais Você”.

Tags Relacionadas: