Fechar
TV

Antes da morte, Globo demitiu Tarcísio Meira após 50 anos de trabalho

Veterano das novelas da Globo morreu aos 85 anos nesta quinta-feira (12)

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

Passando por uma restruturação em seu quadro de funcionários, a Globo foi a responsável pela última ação de Tarcísio Meira (1935-2021) na televisão brasileira. O ator morreu aos 85 anos nesta quinta-feira (12) após ficar internado por seis dias no hospital Albert Einstein, e sofrer com complicações da Covid-19.

Tarcísio Meira encerrou o seu ciclo de 50 anos como um dos principais contratados da Globo em setembro de 2020, no auge da pandemia do coronavírus. Assim como o renomado ator, sua esposa Glória Menezes também encerrou seu contrato com a emissora, o que à época pegou os fãs de surpresa.

A decisão da emissora líder de audiência em não renovar com o principal casal da televisão brasileira se deu por uma nova política interna. O canal vem enxugando os custos acabando com contratos caros e fixos como eram os de Tarcísio e Glória. Em sua nova era, a emissora tem optado por contratos por obra.

Quando deixou a Globo, Tarcísio Meira seguiu a boa relação com a emissora. Em entrevista ao “Conversa com Bial”, o ator declarou entender a decisão do canal. “Eu acho que a Globo está tomando novos e diferentes rumos, o que acho muito bom, acho ótimo. Agora, para nós mais velhos, o novo é sempre um desafio”.

Continua após a publicidade

Apesar de cortes de veteranos de seu elenco, a Globo também aproveitou o período de demissões para renovar com outros nomes em destaque da casa. Atrizes como Deborah Secco, Vitória Strada e Juliana Paiva, que protagonizaram “Salve-se Quem Puder” até julho, tiveram seus contratos renovados pela empresa.

À época em que demitiu Tarcísio Meira e Glória Menezes, a Globo, prevendo o impacto que causaria no show business, se preveniu e emitiu um comunicado explicando sua decisão. De acordo com a emissora, a empresa tem se preparado para um futuro próximo estratégico de seguir em atividade.

A Globo destacou que os atores, apesar da não renovação de seus contratos, teriam novas oportunidades dentro do Grupo Globo, o que engloba séries e novelas em sua plataforma Globoplay e canais como Multishow e GNT, por exemplo. A diferença, segundo a empresa, seria apenas a exclusividade de suas imagens.

“Tarcísio Meira e Glória Menezes, com quem tivemos uma longa parceria de sucesso, têm abertas as portas para projetos em nossas múltiplas plataformas. Nos últimos anos, temos tomado uma série de iniciativas para preparar a empresa para os desafios do futuro. Com isso, temos evoluído nos nossos modelos de gestão, de criação, de produção e de desenvolvimento de negócios. Em sintonia com as transformações do mercado, a Globo vem adotando novas dinâmicas com seus talentos”, dizia a nota.

Com carreira rica e premiada, Meira estreou na Globo em 1967, com a novela “Sangue e Areia, de Janete Clair. Logo depois, o ator teve seu contrato renovado e estrelou “Saramandaia” (1976), “Guerra dos Sexos” (1983) e “Roque Santeiro” (1985). O ator seguiu interpretando nos anos 2000 em inúmeras produções, ao mesmo tempo estrelou filmes e peças de teatro. Seu último trabalho inédito na TV ocorreu em 2018 na novela “Orgulho e Paixão”.

Tags Relacionadas: